Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Dourados Sexta-feira, 11 de Abril de 2014, 12:11 - A | A

Sexta-feira, 11 de Abril de 2014, 12h:11 - A | A

Dourados prepara implantação do APL da Piscicultura

Da Redação (JR)

Uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, o Sebrae Regional Sul e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur) será responsável pela organização da cadeia de produção do peixe na Grande Dourados.

Trata-se do APL (Arranjo Produtivo Local) da Piscicultura da Grande Dourados, cujo termo de cooperação entre os parceiros será assinado em breve.

“Mas já estamos executando o projeto; o professor doutor José Ferreira Viana, do Sebrae, e o engenheiro agrônomo Maurício Curi já deram início ao processo de seleção dos piscicultores”, informa Landmark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Prefeitura de Dourados.

O secretário explica que, além da preocupação natural de apoiar a produção de peixes em Dourados, o APL tem o objetivo de garantir a produção para o abate no Entreposto do Pescado de Dourados (Frigorífico do Peixe), cuja primeira etapa de obras foi concluída e os recursos para as etapas seguintes estão garantidos.

“Temos de ter produção para atender a demanda do frigorífico, que é de 15 toneladas por dia. Daí a parceria com o Sebrae e a Seprotur para implantarmos o APL. O apoio à produção e viabilidade econômica do frigorífico é uma grande preocupação do prefeito Murilo”, diz Landmark.

Serão parceiros no APL a MS-Peixe, a Associação Piscícola de Interesse Coletivo (Associpisco), a Embrapa Agropecuária Oeste e a UFGD. O secretário também informou que a prefeitura vai receber um carro para as visitas técnicas e um caminhão para o transporte de peixes.

O objetivo do APL é aumentar a rentabilidade dos empreendimentos piscícolas da Grande Dourados por meio do aumento de produtividade e da produção, além de melhor gestão da atividade.

Os produtores que participarão do projeto serão selecionados na região da Grande Dourados atendendo a critérios como interesse em legalizar a piscicultura, com licenciamento; produção comercial profissional; infraestrutura, localização e capacidade de investimento.
 

(Fonte: Assessoria)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS