Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 13 de Agosto de 2013, 18:55 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2013, 18h:55 - A | A

Deputado acompanha reunião que pode colocar fim no conflito agrário

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

O encontro do governador André Puccinelli (PMDB) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para debater uma solução para o impasse entre indígenas e produtores rurais do Estado contou com a presença de diversos parlamentares, como o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que acompanhou a reunião. Indígenas de diversas etnias, produtores rurais e representantes do Governo Federal estiveram no encontro.

Na reunião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou que três grupos se reuniriam hoje em Campo Grande para tentar achar a melhor maneira para que terras no Estado sejam adquiridas e doadas aos indígenas. “Vamos montar um grupo para discutir o trâmite jurídico, outro para analisar a questão fundiária e um terceiro para montar um cronograma das terras que podem ser adquiridas”, comentou.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, uma possível solução seria o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) no Estado seria adquirir as terras por meio do pagamento das terras com Título da Dívida Agrária. “Podemos efetuar o pagamento com TDA. Aí o Estado poderia resgatá-lo da melhor forma possível e definir como faria o pagamento para os proprietários. Acredito que essa é a melhor decisão para todos. Teremos que firmar um acordo judicial entre as partes envolvidas neste processo”, finalizou.

Logo após o anúncio, José Eduardo Cardoso, acompanhado de diversas autoridades, se reuniu com indígenas e produtores rurais para discutir a aquisição de terras em Mato Grosso do Sul. Para o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que sempre acompanhou com atenção a questão indígena em Mato Grosso do Sul, essa é a grande oportunidade para resolver um impasse que já perdura há anos.

“Esse problema envolvendo produtores rurais e indígenas vem se arrastando há décadas. Acredito que essa é a hora do Governo Federal dar uma resposta ao alcance de todos e colocar um ponto final nessa questão. Os produtores já sinalizaram o interesse de vender suas propriedades a União e os povos indígenas querem residir nessas áreas. O Governo Federal tem de encontrar uma forma para pagar essas indenizações. Esse acordo vai trazer paz e tranquilidade para fazendeiros e indígenas, ambos vítimas de erros cometidos no passado”, finalizou.

No último dia 7, a União anunciou que vai comprar terras de três áreas para colocar fim aos conflitos entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.O anúncio foi feito durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. O Governo Federal estimou em R$ 150 milhões a aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti e anunciou as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS