Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Julho de 2013, 19:13 - A | A

Segunda-feira, 15 de Julho de 2013, 19h:13 - A | A

Concurso abre 1.150 vagas para reforçar segurança na fronteira

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

Serão abertas 1.150 novas vagas para homens e mulheres para fortalecer as ações ostensivas na fronteira, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras (Enafron). O concurso público que amplia o efetivo das instituições da segurança pública no Estado foi autorizado pelo governador André Puccinelli (PMDB), nesta segunda-feira (15).

A segurança pública contará com mais 1.200 policiais servidores e policiais somente neste ano, uma vez que serão contratados 30 delegados de Polícia Civil e 20 oficiais para a Polícia Militar.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), receberão novos servidores a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) e das Unidades Educacionais de Internação (Unei).

Serão 500 novos soldados da PM; 150 novas vagas para escrivães e investigadores da Polícia Civil, outras 150 para soldados e 20 para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. Na Coordenadoria Geral de Perícias também haverá reforço com abertura de 15 vagas para perito criminais e outras 20 para peritos papiloscopistas.

O Departamento de Operações da Fronteira (DOF) receberá o incremento de 24 novos homens, e outros 11 investigadores de Polícia Civil serão lotados na Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). O governo do Estado abrirá ainda 230 vagas para agentes penitenciários e mais 30 para agentes socioeducadores das Uneis.

Já estão em andamento outros dois concursos públicos para provimento do cargo de delegado de Polícia Civil, com 30 vagas, e ainda ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PM, com 20 vagas. Os novos efetivos serão lotados em Campo Grande e nos municípios na faixa de fronteira, como Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Jardim, Ladário, Mundo Novo, Sidrolândia, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina e Coxim.
Segundo o titular da Sejusp, Wantuir Jacini, os editais dos concursos serão publicados em breve. “Os editais já estão sendo elaborados pela Secretaria de Administração, sendo alguns já em fase de conclusão”, informou Jacini.

Jacini destacou que o objetivo dos concursos é reforçar a seguranças nesses municípios. “Mato Grosso do Sul vem fazendo muitas apreensões de drogas, graças ao trabalho de inteligência. Somente neste ano foram retiradas de circulação 52 toneladas de entorpecentes na fronteira, advinda dos países vizinhos”, destacou o secretário.

Segundo ele, o reforço policial é uma contrapartida dos recursos da Enafron, que já começaram a chegar ao Estado. “Neste mês a Sejusp está adquirindo viaturas destinadas exclusivamente para as cidades de fronteira”, pontuou Jacini.

Instituída em 2011, a Enafron gerencia as ações do Plano no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e acompanha a execução de convênios de segurança financiados com verbas federais, fortalecendo ações ostensivas das polícias militares, de investigação das polícias civis e de perícia.

Em Mato Grosso do Sul, o Plano Estratégico de Fronteiras vem exatamente atuar nas cidades existentes na longa extensão fronteiriça brasileira. No Estado são 44 cidades na faixa, sendo 18 entre gêmeas e lindeiras.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS