Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 22 de Maio de 2013, 13:26 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013, 13h:26 - A | A

Cinema d(e) Horror exibe filme “Anticristo” com entrada franca

Karen Andrielly - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, exibe nesta quarta-feira (22), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o filme “Anticristo”. A entrada é franca e a classificação é de 18 anos.
Dirigido por Lars Von Trier, “Anticristo” (Dinamarca, Alemanha, França, Suécia, Itália - 2009/109min) conta a história de um casal enlutado que se muda provisoriamente para uma cabana em meio à floresta na busca da superação da perda de um filho morto acidentalmente.

“Eles passam a perscrutar caminhos sinuosos do relacionamento do casal e vão além, em uma terapia que parece dar vazão ao que de pior o ser humano pode conter em si. Tudo isso em meio a uma fotografia densa, carregada em volumes e jogos de cena que ora encantam, ora reprimem o espectador”, explica a professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora do Cinema d(e) Horror e mediadora dessa sessão.

Segundo Rosana, Anticristo é um filme cuja trama está envolta por uma película sombria, demasiadamente humana, que será desvelada pelo olhar atento daquele que observa e, ao mesmo tempo, é observado. Com personagens que podem ser qualquer pessoa, mesmo um de nós, o filme de Lars Von Trier usa do sonho e do caos para disparar contra o espectador suas próprias emoções.

“Imersos nessa convulsão estão os sonhos do próprio diretor, recentemente abalado por uma forte depressão, que depura seu imaginário por meio da linguagem cinematográfica. A tudo isso, soma-se a luta entre moral e ética, as relações humanas mediadas pelas relações sociais e a constante dúvida sobre o caráter humano, naquilo que contém de mais perverso”, finaliza a mediadora.

O projeto Cinema d(e) Horror está em seu 6º ano. É coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, da UFMS e por Carol Sartomen, mestra em Estudos de Linguagens da UFMS.

Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho. A entrada é franca.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS