Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Dourados Terça-feira, 18 de Setembro de 2012, 09:22 - A | A

Terça-feira, 18 de Setembro de 2012, 09h:22 - A | A

Entidades niciam Campanha por “Eleições Limpas e Voto Consciente” em Dourados

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados (www.capitalnews.com.br)

Alunos e professores da Escola Estadual Reis Veloso participaram na manhã de hoje (17) do lançamento da Campanha por “Eleições Limpas e Voto Consciente”, realizada pelo Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades Populares), com apoio da Justiça Eleitoral.

Representantes de sindicatos, movimentos sociais e entidades, entre eles Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (SIMTED), Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Trabalhadores em Mototaxi, Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção, Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados, Representante da Pastorais Sociais da Igreja Católica, Professores, Representante do Observatório Social e outros, foram até a escola para falar sobre a Campanha, mobilizar a comunidade e chamar a atenção dos jovens sobre a importância da política para que as necessidades sociais básicas de Saúde, Educação e Segurança sejam atendidas.

Lembrando que Dourados recebeu repercussão internacional por causa da Operação Uragano, da Polícia Federal, que prendeu temporariamente prefeito, vice-prefeito, 09 vereadores, inclusive o presidente da Câmara, e diversos secretários municipais, servidores públicos e empresários em 2010, acusados de desvio de dinheiro público, a Campanha pretende alertar para a postura do eleitor em repudiar a corrupção.

“Agora temos que mudar essa repercussão e transformar Dourados em exemplo positivo, por meio de eleições limpas e voto consciente. Lembrando que não é só o político que quer comprar o voto que é corrupto, mas o eleitor que aceita trocá-lo por dinheiro ou favores, até por dentadura, também é corrupto”, afirmou Gleice Jane Barbosa, vice-presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados.

O coordenador do Comitê de Defesa popular, Ronaldo Ferreira, agradeceu os representantes das entidades pela participação e da escola por aceitar ser o marco de início da campanha, destacando a relevância da Educação na formação de cidadãos mais conscientes. Convidou os alunos para tornarem-se multiplicadores da Campanha junto aos pais, amigos e vizinhos e iniciou a fixação de cartazes da Campanha no mural da Escola Reis Veloso, pelo aluno Gabriel Silva Pereira, de 15 anos.

Os cartazes serão colocados em locais estratégicos de Dourados alertando os eleitores para as falsas promessas e a comercialização do voto, comuns em época de eleição. Serão fixados 1.000 cartazes e distribuídos 15.000 panfletos.

O Comitê de Defesa Popular pede que todos ajudem na campanha, tirando cópia do cartaz em anexo e colocando em locais de fácil visibilidade, enviando por e-mails, Facebook, Orkut, para todas as redes sociais. Informações sobre a Campanha por “Eleições Limpas e Voto Consciente” pelo telefone (67) 3422-4884 ou email [email protected]

O Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) está entre as entidades que participam da Campanha e inclusive disponibiliza na internet um documento, que está aberto a assinaturas de apoiadores, sobre liberdade de imprensa e transparência na utilização de recursos públicos na comunicação que está aberto a assinaturas de apoiadores.

O abaixo-assinado está disponível no link: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N27589

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS