Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012, 11:18 - A | A

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012, 11h:18 - A | A

Projeto de lei prevê redução da jornada na saúde

Renata Santos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande prevê a redução para 30 horas semanais a carga horária de trabalho para os cargos de enfermagem e de assistente social. A proposta é de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB).

O objetivo principal em reduzir a jornada de trabalho dessas categorias, segundo o vereador, é o de preservar a saúde e a segurança desses trabalhadores. Ele afirma que esses profissionais lidam com situações de extrema dor e sofrimento, o que pode causar desgaste emocional precoce.

Para Siufi, tal condição peculiar impõe a adoção de um tratamento diferenciado de forma a evitar, inclusive, prejuízo ao desempenho de suas tarefas. Ele complementa que os assistentes sociais e os cargos de enfermagem constituem uma categoria cujo trabalho leva rapidamente à fadiga física, mental e emocional.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS), Amarílis Pereira Amaral Scudellari, apoia a iniciativa e acrescenta que o projeto de lei é uma grande vitória para a categoria, que luta há muitos anos pela redução da jornada de trabalho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS