Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2010, 15:19 - A | A

Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2010, 15h:19 - A | A

Professor capacita profissionais da Saúde no desempenho hospitalar em MS

(VO) - Capital News

Começa amanhã (2), na Escola de Saúde Pública em Campo Grande, a segunda fase do treinamento dos 35 profissionais que vão avaliar o desempenho hospitalar de 19 unidades de saúde em Mato Grosso do Sul. O treinamento faz parte de um convênio firmado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), com a Universidade de Montreal, no Canadá.

A capacitação, que acontece até o dia 4, será ministrada pelo professor canandense Andrè-Pierre Contandriopoulos, que coordena a cooperação técnica e veio à Capital para participar da Conferência Luso-francófona de Saúde (Colufras). O evento aconteceu de 29 de novembro a 1° dezembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Nesta etapa serão capacitados 35 profissionais do Estado para avaliar o desempenho de hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que incluem o Hospital Universitário (HU), Hospital Regional, Santa Casa, São Julião e Maternidade Cândido Mariano na Capital; Hospital Evangélico e Hospital Vida, em Dourados. A avaliação será realizada em 19 hospitais localizados nas 11 microrregiões do Estado que compreendem também os municípios de Corumbá, Nova Andradina, Coxim, Naviraí, Três Lagoas, Aquidauana, Paranaíba, Ponta Porã e Jardim.

Um grupo de sete profissionais do Estado, incluindo a secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi, e o diretor-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), Ronaldo Queiroz, estiveram no início de novembro em Montreal, na sede da instituição de ensino, onde participaram de um seminário sobre o referencial teórico que será utilizado para avaliar as unidades de saúde.

Depois de capacitados, os profissionais de Mato Grosso do Sul disseminarão os conhecimentos para outros Estados brasileiros. A cooperação com a universidade canadense terá duração de um ano.

Este é o segundo convênio realizado este ano pelo governo do Estado com instituições de ensino do País norte-americano para aperfeiçoamento na área de saúde. Em abril teve início o curso de pós-graduação lato sensu “Liderança em Enfermagem na Saúde da Família”, em cooperação com a Universidade de Toronto e parceria com o Ministério da Saúde, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O curso teve a participação de 50 profissionais do Estado e também foi oferecido no Acre. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS