Cerca de 200 cabos e soldados da Polícia Militar aceitaram a proposta de reajuste salarial do governo do Estado e encerram nesta tarde a paralisação que já se arrastava desde a última sexta-feira (17).
Com a decisão dos policiais, o projeto foi aprovado pelos deputados estaduais nesta tarde, em sessão extraordinária convocada especialmente para analisar essa questão.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Edmar Soares da Silva afirma que a decisão veio goela a baixo.
“Não era o que nós queríamos, mas para não prejudicar ainda mais a população sul-mato-grossense, aceitamos esse reajuste. As negociações avançaram, mas não obtivemos o resultado esperado”, comentou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) afirmou que vai fiscalizar as promessas feitas pelo governador André Puccinelli para categoria.
“O governador se comprometeu de não punir nenhum policial e garantir melhores condições de trabalho, com mais viaturas, estrutura físicas. O governo e o sindicato tiveram bom senso em fechar acordo, a maior preocupação do governo era garantir um aumento que pudesse ser pagos em dia, sem risco de atrasos. Quem ganha de verdade é a sociedade”, finalizou Jerson.
Reajustes
De acordo com a proposta, os soldados terão o aumento de 7% a partir deste mês, 8% em maio de 2014 e de 20% em dezembro de 2014. Os cabos terão reajuste parecido, 7% agora, 9% em maio de 2014 e de 13 em dezembro de 2014.
Outros benefícios que os militares conquistaram foi o vale alimentação no valor de R$ 100, que será adicionado direto no holerite de cada policial e a mudança nas promoções.
Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Edmar Soares da Silva, 105 cabos serão promovidos imediatamente pelo critério de antiguidade para a patente de sargento.
Outros 150 cabos serão convocados por mérito intelectual e por antiguidade para o curso de formação de sargentos, que tem duração de seis meses. Ao todos serão 250 vagas abertas para a promoção dos cabos, além de mais vagas para sargento da banda marcial da PM.
Também serão convocados 200 soldados para o curso de promoção para cabos pelo critério de mérito intelectual e de antiguidade.
