Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 04 de Junho de 2018, 15:22 - A | A

Segunda-feira, 04 de Junho de 2018, 15h:22 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Veterinário Francisco alerta para caso confirmado da “ferida brava” na Capital

Leishmaniose Tegumentar Americana tem ainda um segundo registro em análise na Capital

Flávio Brito
Capital News

Cedoc/Reprodução

Veterinário Francisco alerta para caso confirmado da “ferida brava” na Capital

Mosquito conhecido como birigui ou mosquito-palha

Leishmaniose Tegumentar Americana  (LTA )tem caso confirmado em Campo Grande. A informação é do vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho. Em nota divulgada pela assessoria do parlamentar, ele demonstra preocupação, uma vez que essa doença, também conhecida como “ferida brava”, já teve um caso confirmado. “Outro foi encaminhado para análise laboratorial”, informou o parlamentar. 

 

A  LTA é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias relacionadas à ocorrência de LTA. Segundo o vereador veterinário Francisco, as lesões consideradas graves comprometem as cartilagens da orelha e do nariz, além dos lábios, “Seu aspecto não é nada bonito e acaba influenciando na autoestima da pessoa acometida por essa doença”, salienta.

 

De acordo com o Veterinário Francisco, o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para o avanço da doença, que começa com uma ferida pequena provocada pela picada do inseto. O diagnóstico disse que ele é feito por um profissional infectologista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é feita a triagem e os casos suspeitos são encaminhados para o Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias).

 

Conforme o vereador e veterinário, a forma de tratamento quem determina é o médico especialista, enfatizando que toda a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde.

 

Sobre a descoberta da Leishmaniose Tegumentar Americana na Capital,  o vereador reforça que é “é motivo para preocupação por ser uma doença que traz danos severos ao corpo”. O parlamentar recomenda a realização de campanha de orientação com a efetiva participação dos agentes comunitários de saúde. Quem está em tratamento há mais de três meses, sem que a ferida apresente melhora ou não cicratize,  o vereador lembra a importância de procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS