Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 18:33 - A | A

Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 18h:33 - A | A

imunização

Vacina de HPV é estendida para garotos de 11 a 15 anos incompletos

A ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde já foi comunicada às secretarias estaduais de saúde de todo o país

Cristiano Arruda
Capital News

Divulgação

vacinacaofaixa.JPG

Vacina de HPV é estendida para garotos de 11 a 15 anos incompletos

Como conscientização aos meninos sobre a importância da imunização, o Ministério da Saúde vai realizar campanha da vacina do HPV e vai intensificar a vacinação nas escolas. Além disso, terão direito a vacina, homens e mulheres transplantados, além de oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

 

Nesta nova fase a vacina contra HPV passa a ser ofertada para os meninos de 11 até 15 anos incompletos. A ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde já foi comunicada às secretarias estaduais de saúde de todo o país, e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas.

 

O ministro Ricardo Barros explicou que o objetivo principal da ampliação é aumentar a cobertura vacinal do HPV. Segundo Barros, uma das principais ações para alcançar essa meta é o Programa Saúde na Escola, parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação. “É um de nossos grandes aliados nessa frente. Com esse projeto, estamos convocando toda a comunidade escolar, pais e educadores, a atualizarem as cadernetas de vacinação destes jovens”, afirmou o ministro. Como exemplo bem sucedido desta iniciativa, o ministro citou o Estado de Santa Catarina e o município de Niterói que conseguiram, por meio de uma ampla mobilização nas escolares, ampliarem as coberturas vacinais contra o HPV.

 

Dos estoques nacionais da vacina HPV, não existem doses com vencimento em 2017 nem em 2018. Desde o início da vacinação em 2014, o Ministério da Saúde distribuiu 26,3 milhões de doses da vacina a todos estados do país e DF. Destes, cerca de 1 milhão foram encaminhados neste ano.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS