Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018, 13:08 - A | A

Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018, 13h:08 - A | A

ATENDIMENTO

UBSF São Francisco agora oferece Farmácia Clínica para usuários do SUS

Serviço deve melhorar adesão ao tratamento e a qualidade de vida de pacientes da rede pública

Leonardo Barbosa
Capital News

PMCG/Divulgação

UBSF São francisco agora oferece Farmácia Clínica para usuários do SUS

Mais de 1 mil pacientes já foram atendidos desde janeiro de 2017, em outras unidades que já possuem o serviço

A UBSF São Francisco, na região Norte de Campo Grande,passou a oferecer o atendimento da Farmácia Clínica para pacientes com dificuldades de adesão ao tratamento. O serviço que começou nesta quarta-feira (5) tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes usuários da rede e é o 20º a ser implantado nas unidades básicas de saúde.

 

Na Farmácia Clínica é oferecida a revisão da farmacoterapia, verificação de interações medicamentosas, adesão ao tratamento, conciliação medicamentosa, aprazamento dos horários dos medicamentos, orientações não farmacológicas e visita domiciliar.

 

Mais de 1 mil pacientes já foram atendidos desde janeiro de 2017. Na 1ª consulta, 82% dos pacientes usavam os medicamentos de forma errada, enquanto que na consulta seguinte e após às orientações, esse número caiu para 24%, mostrando a resolutividade do serviço.

 

Na UBSF São Francisco a implantação da Farmácia Clínica surgiu após levantamento do Colegiado, órgão da unidade que avalia as necessidades da área de atuação. É o que explica a gerente, Auxiliadora de Souza B. dos Santos.

 

“O Colegiado se reúne com frequência para apontar as necessidades da população atendida na unidade. Uma das questões levantadas foi a necessidade de adesão ao tratamento por parte dos pacientes e a Farmácia Clínica contribui para a melhora do resultado. Então decidimos implantar”, explicou ela.

 

 

O serviço de Farmácia Clínica é oferecido em unidades de saúde nas sete regiões urbanas. Procure a UBS/UBSF mais próxima da sua residência e verifique se ela oferece o atendimento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS