Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 17:11 - A | A

Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 17h:11 - A | A

SAÚDE

Público-alvo da campanha contra a polio e sarampo é de 158 mil pessoas no Estado

Foram distribuídas 400 milhões de doses das três vacinas previstas no calendário

Flávio Brito
Capital News

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo, em Mato Grosso do Sul, é de aproximadamente 158 mil pessoas. Todas as crianças de um ano a menores de cinco do país devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal. A aplicação das doses começa na  segunda-feira (6), e vai até o dia 31 de agosto deste ano. Para o Estado foram distribuídas 400 milhões de doses das três vacinas: Vacina Inativada Poliomielite (VIP),Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Tríplice viral.

 

O  “Dia D” de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos oferecendo três as vacinas. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna rainha dos baixinhos.

 

A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, público mais suscetíveis às doenças e suas complicações. O Ministério da Saúde oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

 

Para atender a esse público, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. 

 

Divulgação

Campanha de Vacinação contra Poliomielite atingiu 47,97% das crianças em Três Lagoas

No Brasil, saúde quer vacinar 11 milhões de crianças contra sarampo e pólio

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS