Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 11:52 - A | A

Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 11h:52 - A | A

precariedade

MPMS busca soluções para a falta de ambulâncias na capital

A problemática da saúde, a falta de ambulâncias e leitos foram discutidos nesta segunda

Edilene Rocha
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Enfermeiro Fritz e Enfermeira Cida participam de entrega de viaturas

Em Campo Grande faltam 7 ambulâncias para atender a população

Há tempos, a insuficiência das ambulâncias e o atendimento do sistema público de saúde em Campo Grande só tem se agravado. De olho em toda esta problemática o  Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Promotora de Justiça Titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan se reuniu nesta segunda-feira (30/07) com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun; o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Coimbra; o Prefeito Municipal de Campo Grande, Marcos Macello Trad e o Secretário Municipal de Saúde,  Marcelo Luiz Brandão Vilela. 

 

Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

MPMS busca soluções para a falta de ambulâncias na capital

Reunião MPMS

Durante a reunião, a promotora expôs o Inquérito Civil n. 06.2018.00002166-5, instaurado em 10/07/2018, que visa apurar a insuficiência do número de ambulâncias do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel/SAMU em efetiva operação em Campo Grande e destacou ainda a existência da Ação Civil Pública n. 0831089-10.2014.8.12.0001, que visa à ampliação do número de leitos em Campo Grande, e acrescentou que há decisão judicial  que confirmou tutela antecipada concedida em 2014, já confirmada pelo TJMS  em 2015 e ratificada pelo STJ no fim de 2017. De acordo com a Promotora a finalidade da ação é estabelecer meios para que seja garantido o acesso a leito hospitalar, sendo imprescindível para esse aumento de leitos a implementação do Hospital do Trauma.

 

Diante disso, o Ministro Carlos Marun afirmou que há condições de liberar 10 ambulâncias para a capital. Três ambulâncias do tipo “Alfa” (Avançada), serão disponibilizadas em um prazo em torno de 60 dias, já às do tipo “Básicas” será possível a disponibilizar 05 ambulâncias e 02 do tipo 4x4 para atendimento em zona rural. Totalizando 10 (dez).  

 

Filomena Fluminhan salientou ainda a necessidade do aumento do Teto de Financiamento da Saúde do Município de Campo Grande, destacando que o Estado já está aportando os recursos mínimos em saúde, e o Município aporta valores muito superiores ao mínimo constitucional,  no entanto possui outros serviços essenciais que devem ser também garantidos (ex. a educação). No tocante ao aumento do Teto, a Promotora ressaltou que as medidas necessárias já foram adotadas pelo Município e pelo Estado de MS, e que agora depende do Governo Federal. Outro assunto abordado durante a reunião tratou da situação atual dos atendimentos de urgências, e a imprescindibilidade de apoio do Governo Federal para o Hospital do Trauma.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS