Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 18:44 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 18h:44 - A | A

Dia D em Defesa da Saúde

Hospitais filantrópicos de Mato Grosso do Sul atendem 51% da demanda do SUS

MS tem 43 hospitais beneficentes sem fins lucrativos e nos últimos 14 anos, 59,77% das internações foram realizadas pelos hospitais filantrópicos.

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

saúde

MS tem 43 hospitais beneficentes sem fins lucrativos e nos últimos 14 anos, 59,77% das internações foram realizadas pelos hospitais filantrópicos.

Os hospitais filantrópicos de Mato Grosso do Sul atendem atualmente mais de 51% da totalidade da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e cerca de 80% da alta complexidade em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil.

 

Os dados foram debatidos na segunda-feira (29), entre diretores de doze hospitais filantrópicos que participaram do “Dia D em Defesa da Saúde”. No encontro foram abordados temas como as formas de financiamento e medidas em busca de uma solução para o problema do subfinanciamento da saúde que atinge todas as regiões do País.


De acordo com a assessoria da Santa Casa, o presidente da Febesul Rosa Vilas Boas, disse que MS tem 43 hospitais beneficentes sem fins lucrativos e nos últimos 14 anos, 59,77% das internações foram realizadas pelos hospitais filantrópicos, através do SUS. "A saúde não tem preço, mas ela tem custo e muito alto e é um direito de todos e dever do Estado. Nós queremos com esse movimento pedir a União que olhe pelos nossos hospitais filantrópicos e que efetivamente seja prioridade pelos nossos governantes", disse.


Segundo o vice-presidente da Febesul Esacheu Cipriano Nascimento, por falta do devido pagamento no justo valor, o setor filantrópico acumula uma dívida superior a R$ 19 bilhões. "Em qualquer outro país do mundo o voluntariado é incentivado e apoiado. Infelizmente no Brasil, é maltratado por Governos e dele é exigido resultados para além de sua capacidade financeira e operacional", ressaltou.  


"Nós nos sacrificamos para que essas estruturas existam, e é importante que a sociedade tenha conhecimento disso e que seja cúmplice das entidades filantrópicas e desse projeto”, destacou o presidente da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), Wilson Teslenco.  


Estiveram presentes no movimento em defesa dos hospitais filantrópicos os diretores das instituições Santa Casa de Campo Grande, Nosso Lar, São Julião, Alfredo Abraão, Auxiliadora/Três Lagoas, Fundação Hospitalar de Costa Rica, São Vicente de Paulo/Bela Vista, Hospital de Bela Vista, Hospital de Brasilândia, Hospital de Sidrolândia, Hospital Marechal Rondon/Jardim e Santa Casa de Misericórdia.   

 
A campanha “Acesso à Saúde - Meu Direito é um Dever do Governo” é idealizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos e apoiada pela Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Mato Grosso do Sul (Febesul).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS