Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 29 de Maio de 2017, 14:52 - A | A

Segunda-feira, 29 de Maio de 2017, 14h:52 - A | A

Saúde

Governo institui o dia de combate à tuberculose no sistema penitenciário

A publicação consta no Diário Ofical do estado de hoje (29)

Maisse Cunha
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de cadeia, presídio, cela, penitenciária, sistema penitenciário, saída temporária, preso, condenado, penado

 

O governo do estado instituiu o dia 25 de março como o dia “D” de combate à tuberculose no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. A publicação, assinada pelo governador Reinaldo Azambuja, consta no diário oficial de hoje (29).

A data passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado. A Lei nº 5.001, de 26 de maio de 2017, entra em vigor na data de sua publicação.

Projeto
O governador assinou na semana passada o Termo Aditivo de Cooperação que permite início imediato do atendimento à população carcerária do Estado. A medida oferece condições para a cura dos detentos infectados com tuberculose e evitar que o alto índice de contaminação entre eles irradie na sociedade.

Em Mato Grosso do Sul, a população carcerária responde por 20% dos novos casos de tuberculose. O dado integra pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que aponta ainda que mais de 50% da transmissão da doença nas maiores cidades do Estado – Dourados e Campo Grande – estão relacionadas aos presídios.

O trabalho será feito em parceria com instituições nacionais e renomadas universidades do exterior. Entre elas as universidades de Yale e Stanford, duas das maiores dos Estados Unidos. “Aqui estamos iniciando um programa piloto. Nós sabemos que a presença do diagnóstico e a cura dessas pessoas dentro do sistema prisional vai possibilitar uma diminuição enorme do número de pessoas infectadas”, afirmou o governador. O trabalho focará nos detentos como forma de reduzir a doença também fora das instituições carcerárias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS