Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 13:13 - A | A

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 13h:13 - A | A

Novos Exames

Exames de endoscopia começam a ser realizados pela Caravana da Saúde na capital

Procedimentos tiveram início durante o feriado de Corpus Christi; Fim de semana terá mobilização

Liniker Ribeiro
Capital News

A etapa Campo Grande da Caravana da Saúde deu início durante o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (27), aos exames de endoscopia, procedimento realizado para diagnosticar diversas doenças do aparelho digestivo.

Jéssica Barbosa/Governo do Estado

Exames de endoscopia começam a ser realizados pela Caravana da Saúde na capital

Novo exame começou a ser feito na quinta-feira (26)

 

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, devem ser realizados mil exames, sendo 50 por dia, para atender os que aguardam na fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Através da endoscopia, exame indicado principalmente para pacientes acima dos 40 anos, é possível diagnosticar doenças como gastrite, úlcera, câncer e hérnias. O exame é comum também no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica.

“A endoscopia detecta a bactéria Helicobacter pylori que infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras e alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados por causa dessa infecção”, destaca Márcio Domingos Batista, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista.

No espaço montado no Centro de Convenções Albano Franco, também são realizadas biópsias também em alguns casos de úlcera para avaliar a possível presença de câncer. Vale lembrar que o fim da caravana estava previsto para o próximo domingo (29), mas alguns procedimentos devem continuar após o prazo.

Dia D
Os próximos dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos dias 28 e 29 de maio, próximo sábado e domingo. Nessas ocasiões, os pacientes terão acesso a atendimentos nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos de parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

Todas as atividades serão realizadas no Centro de Convenções Albano Franco, que fica na Avenida Mato Grosso, nº 5017, no Carandá Bosque.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS