Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 20 de Abril de 2015, 09:22 - A | A

Segunda-feira, 20 de Abril de 2015, 09h:22 - A | A

Interior

Centro de Equoterapia lançado em Jardim promete auxiliar no tratamento de deficientes

Kemila Pellin
Capital News

Divulgação/Assessoria

equoterapia

De acordo com a fisioterapeuta do centro, o método proporciona 1,8 mil estímulos por minuto.

Foi inaugurado em Jardim (MS) o Centro de Equoterapia “Passo a Passo” que promete auxiliar no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência através do contato com os animais. A entidade é uma parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural do município.


Com o slogan “Passos para uma vida melhor” o centro de equoterapia foi lançado oficialmente na manhã do último sábado (18), durante a 12ª Expojardim. O objetivo do é  utilizar métodos terapêuticos com cavalos no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou que tenham necessidades especiais. Todo o tratamento, entre ortopedista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e equitador é realizado gratuitamente pela entidade.

Vinicius Rogério, de 11 anos, foi o responsável por apresentar o projeto ao público. Vinicíus nasceu com paralisia cerebral e conforme os relatos da mãe, Cláudia Valéria, o tratamento com os animais tem apresentado significativa melhora no quadro do garoto. “Há quatro anos ele fez dez sessões de equoterapia em uma clínica particular, que teve como resultado a abertura das pernas, evitando assim uma cirurgia, mas como o procedimento era muito caro, nós tivemos que parar. Agora ele está tendo a oportunidade de começar de novo. Ele fica muito feliz com as aulas, a paisagem também ajuda muito", destaca Cláudia.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do Sindicato Rural, Paulo Bózoli, idealizado durante o programa Líder MS II,  de formação de lideranças rurais oferecido pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. "Hoje estamos vivenciando um momento muito especial para a população de Jardim, desenvolvido após muitas pesquisas e levantamentos. A equoterapia atende os preceitos aprendidos no Líder MS e também os anseios do Sindicato Rural de desenvolver um trabalho social", ressaltou Bózoli durante o lançamento.
 
Para a fisioterapeuta do centro, Elaine Cristina Biscau, a equoterapia é uma terapia mais rápida e mais completa que as tradicionais. "Este método proporciona 1,8 mil estímulos por minuto. Isso faz com que o resultado seja mais rápido", destaca. Opinião compartilhada pelo médico ortopedista, Marcos Rogério Clemente Araujo: "A equoterapia desenvolve o sistema neuropsicomotor. Mas não apenas isso, ela trabalha o lado do relacionamento, da socialização e sem contar que tem a ligação com o animal. Tudo isso é muito importante", complementa.
 
Segundo a  coordenadora pedagógica e diretora da Associação Pestalozzi, Maria Ines Rosa Correa Nevez, o centro atenderá as necessidades da população carente da cidade. "Quando tivemos conhecimento do projeto, ficamos felizes principalmente por causa das mães de baixa renda que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um atendimento especializado como a equoterapia. O centro proporcionará qualidade de vida para essas crianças".
 
Participaram também do lançamento do centro, o presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Edilberto, o prefeito de Jardim, Erney Cunha,  o presidente da Câmara de vereadores, Sérgio Sá Braga, o vereador, Guilherme Monteiro, a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, a consultora do Senar/MS, responsável pelo projeto, Samara Miyaki, o consultor técnico e médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, entre outras lideranças rurais. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS