Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 11:58 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 11h:58 - A | A

Caravana da Saúde

Catarata é a maior demanda da Caravana da Saúde

Atendimentos acontecem no estacionamento do Hospital Regional Rosa Pedrossian.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Catarata é a maior demanda da Caravana da Saúde

Atendimentos acontecem no estacionamento do Hospital Regional Rosa Pedrossian.

A catarata é responsável por quase 90% dos atendimentos cirúrgicos da Caravana da Saúde, e é considerada uma das principais causas de cegueira no mundo. O procedimento de cirurgia de catarata é mais comum em pacientes com idade acima dos 50 anos, onde a doença evolui de forma lenta, mas existe a catarata congênita, ou seja, crianças que já nascem com a cegueira. Em ambos os casos é possível reverter o problema.

 

A única solução para a doença é a cirurgia, não existindo outro tratamento paleatívo, segundo o médico oftalmologista Diogo Garcia, que atende na Caravana da Saúde. “Não há tratamento para a catarata. O tratamento é cirúrgico. O paciente começa a ter perda de visão progressiva até ficar totalmente cego e só a cirurgia pode resolver”, aponta.

 

Ainda conforme Garcia,” a doença é a opacificação de uma lente intraocular natural, chamada de cristalino. Essa lente nos proporciona o foco da visão em diferentes distâncias. Com o avanço da idade, o primeiro sintoma é a vista cansada, quando as fibras do cristalino aumentam de espessura e também de diâmetro. Muitas pessoas começam a usar óculos nessa fase, para descansar os olhos. Quando a lente natural começa também a perder a elasticidade e torna-se opaca, a vista começa a embaçar, até que o indivíduo não consiga enxergar nada além de vultos e luzes, podendo ficar totalmente cego”, destaca.

 

A Caravana da Saúde acontece até o dia 5 de julho no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, em Campo Grande, onde estão sendo realizados apenas os procedimentos oftalmológicos. A expectativa é realizar 2 mil cirurgias (catarata, yag laser, pterígio e vitrectomia), 24 mil exames e 8 mil consultas.

 

O oftalmo Diogo afirma que participa há 12 anos do mutirão e todos os procedimentos realizados na Caravana da Saúde são feitos com muita qualidade e o resultado é o mesmo como se o paciente estivesse em outro ambiente. Ainda conforme Diogo, “Conseguimos dar qualidade a todo processo de exames, consultas e cirurgias. Além disso, fazemos isso há muito tempo. É uma satisfação imensa ver pessoas saindo da cirurgia e se emocionando ao enxergar coisas simples”, conclui.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS