Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019, 17:33 - A | A

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019, 17h:33 - A | A

Teste Rápido

Campo Grande tem disponível teste rápido para detectar os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya

Laboratório Sabin é o pioneiro no desenvolvimento do PCR Combo

Flavia Andrade
Capital News

Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

Foto ilustrativa de mosquito, Aedes aegypti, dengue, vírus zika, chikungunya

Laboratório Sabin é o pioneiro no desenvolvimento do PCR Combo

 

Em 2019, o Laboratório Sabin desenvolveu um teste rápido denominado PCR Combo, que consegue detectar os vírus da dengue, zika e Chikungunya. A análise dos vírus é realizada com a técnica de RT-PCR e o exame é capaz de testar os três vírus de uma única vez, sem a necessidade de realizar separadamente cada um.

 

Em entrevista, Dra Bruna Luíza Hoff, Técnica do Laboratório Sabin em Campo Grande, aponta importância da técnica utilizada para obtenção rápida dos diagnósticos referentes a esses tipos de vírus, “ os testes realizados são genéticos, com isso se tornam capazes de detectar os três vírus utilizando a PCR tempo real, técnica esta que é considerada “Ouro” na área de análise de exames, para detecção dos vírus. O prazo de entrega dos resultados são de quatro dias úteis. O PCR Combo é utilizado para realizar um diagnóstico diferenciado, por conta dos sintomas das doenças consideradas das viroses serem muito similares. Obtendo um rápido resultado, facilita os médicos na introdução do medicamento correto, de maneira imprescindível”, afirma.

 

O RT-PCR técnica utilizada para análise das amostras, é um quantitativo em tempo real, sendo uma técnica de laboratório baseada no princípio da reação em cadeia da polimerase (PCR) para multiplicar ácidos nucleicos e quantificar o DNA obtido, onde o material genético inicial na reação de PCR é RNA, que é transcrito no reverso em seu complemento de DNA por enzima transcriptase reversa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS