Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 25 de Agosto de 2015, 12:21 - A | A

Terça-feira, 25 de Agosto de 2015, 12h:21 - A | A

Touro

Valorização do touro permanecerá até 2017 no Centro-Oeste

O baixo estoque de bovinos machos em Mato Grosso se estabilizará só em 2017

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação

Valorização do touro permanecerá até 2017 no Centro-Oeste

A Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS) estima que a valorização dos touros Puros de Origem (PO), chegue a 20% no Estado.

Além do estoque baixista, a previsão se baseia nos preços praticados em leilões e na grande procura que aumenta com a proximidade da estação de monta. De acordo com entidades e criadores de Mato Grosso do Sul e Goiás, a previsão também se aplica ao rebanho de reprodutores, o que tem estimulado a valorização dos touros em até 30% na região Centro-Oeste.


A alta demanda por reprodutores em Crixás (GO) fez com que o presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Clarismino Luiz Pereira Júnior, comercializasse touros com 19 meses de idade.


A Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS) estima que a valorização dos touros Puros de Origem (PO), chegue a 20% no Estado, em relação ao mesmo período do ano passado.


Atrelada às altas cotações do complexo agroindustrial da carne, a precificação dos touros, responsáveis por mais da metade do potencial genético de um rebanho, é vista como natural pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).


De olho neste mercado que amplia a comercialização de touros conforme se aproxima a estação de monta, em Cáceres (MT), a Agropecuária Grendene se prepara anualmente e disponibilizará aos produtores rurais 1000 touros de uma só vez, no dia 30 agosto.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS