Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 20 de Abril de 2018, 09:34 - A | A

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018, 09h:34 - A | A

TECNOFAM

Unidade demonstrativa do sistema LPF tira dúvidas de agricultores familiares

Profissionais da Agraer e Embrapa orientaram produtores sobre a implantação em pequenas propriedades durante Tecnofam

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Unidade demonstrativa do sistema LPF tira dúvidas de agricultores familiares

Sistema une em uma mesma propriedade a prática de diferentes atividades agrícolas

O sistema de integração Lavoura, Pecuária e Floresta (LPF) foi apresentado aos visitantes da 3ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar) em Dourados. O evento, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, foi realizado entre os dias 17 e 19 de abril.

 

A proposta era mostrar a viabilidade do formato produtivo dentro dos pequenos imóveis rurais, através da unidade demonstrativa coordenada pelo zootecnista da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Roberto Nakayama, e do analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, José Mauro Kruker.

 

O sistema une em uma mesma propriedade a prática de diferentes atividades agrícolas: o cultivo de grãos (soja ou milho), o plantio de eucaliptos para a comercialização e o rebanho bovino (leite ou corte). “O interessante é que você também oferece sombra para o gado. O animal não fica estressado, o que certamente refletirá nos resultados da porteira para dentro”, observa o técnico da Embrapa, José Mauro Kruker.

 

No sistema LPF há uma rotatividade nas áreas de grãos e pastos. “Cada área fica com o pasto ou com os grãos por dois anos e depois troca de atividade. O que era destinado para o pasto recebe os grãos e vice e versa. Isso possibilita um melhor uso do solo e até a conservação do mesmo”, diz o analista.

 

O zootecnista da Agraer, Roberto Nakayama, explica que o sistema pode ser adequado para as grandes ou pequenas propriedades. “O maior desafio é a produção de grãos dentro da agricultura familiar. Porém, atendemos produtores que fizeram uma adaptação do sistema usando apenas a integração da pecuária com a floresta”.

 

Apenas no contexto de árvores e rebanhos, o ganho já é considerável ao produtor. De acordo com o zootecnista, é comprovado cientificamente que quando o rebanho é criado com oferta de sombra há um incremento de 5% na produção. “É importante a assistência técnica exatamente para o produtor rural tirar suas dúvidas e saber a melhor escolha das cultivares de eucalipto, grãos e da capineira para a sua propriedade”, conclui.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS