Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 07:51 - A | A

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 07h:51 - A | A

Acordo

Tereza Cristina anuncia acordo com expectativa de habilitação para 78 frigoríficos

Ministra encontrou-se com o administrador-geral das Aduanas da China, Ni Yuefeng

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Mapa

Tereza Cristina anuncia acordo com expectativa de habilitação para 78 frigoríficos

Ministra encontrou-se com o administrador-geral das Aduanas da China, Ni Yuefeng

 

Durante encontro, o administrador-geral das Aduanas da China, Ni Yuefeng informou que, no segundo semestre, um comissário virá ao Brasil para trabalhar constantemente com o governo federal e empresas nas questões sanitárias e de quarentena. O comissário ficará na embaixada chinesa para facilitar o diálogo com a equipe do ministério.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em visita realizada pelos técnicos chineses em 2018, 11 frigoríficos foram vistoriados, sendo um reprovado e dez tiveram de fornecer informações adicionais. Para o encontro em Pequim, solicitaram ao Brasil a lista dos estabelecimentos autorizados a vender para a União Europeia, que totalizam 33.

 

A comitiva brasileira levou além da lista, os dados sobre estabelecimentos inspecionados, que não são habilitados para a União Europeia; lista de produtores de suínos habilitados para outros mercados exigentes como Estados Unidos e Japão e produtores de bovinos, aves e asininos habilitados para outros mercados exigentes, com exceção da União Europeia.

 

De acordo com Tereza Cristina, "Seria muito importante que caminhássemos com muitas habilitações, não só das proteínas animais, mas também outros assuntos sobre farelos, leite e frutas. Gostaria que essa parceria fosse constante e também os as assuntos do governo chinês, como peixe, frutas. Todos os assuntos bilaterais que temos em andamento”, afirma.

 

Para o vice-presidente e diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a meta é buscar o processo contínuo de habilitação dos frigoríficos. “Celebrar a vitória de construir um método. Não adianta selecionar só alguns”, aponta.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafigo), Péricles Salazar, “as negociações foram conduzidas com “maestria” pela ministra”.

 

Para a ministra Tereza Cristina,“Saio satisfeita com o encaminhamento. Se fecharmos datas, prazos e metodologia, será mais fácil para nós e para eles”, conclui.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS