Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 16:33 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 16h:33 - A | A

SHOWTEC 2019

Terceira maior produtora de sementes do Paraná marca presença na Showtec

Maior evento agro de MS começa nesta quarta

Caroline Carvalho
Especial para Capital News

Divulgação/Showtech

Maior evento agro de MS começa nesta quarta

Evento contará com mais de 100 expositores

A cidade de Maracaju recebe a partir desta quarta-feira (16) a Showtec, considerada a maior feira de agropecuária de Mato Grosso do Sul. O evento costuma reunir variados perfis de profissionais de todo o Brasil, interessados em conferir as novas tecnologias e soluções para o setor. Nesta edição, um dos que confirmaram presença foi a Sementes Batavo, marca da Frísia Cooperativa Agroindustrial, terceira maior produtora de grãos do Paraná. 

 

De acordo com release divulgado pela empresa, o seu objetivo no evento é demonstrar aos visitantes que a qualidade das sementes é fundamental para definir o potencial de produção agrícola. A cooperativa informa que produz mais de 700 mil sacas de diversas variedades de sementes - entre elas a soja, o trigo e a aveia - e que seguem altos padrões de qualidade. 

 

Até a próxima sexta-feira (18), cerca de 15 mil pessoas devem passar pela feira e poderão conferir o trabalho da cooperativa. Nesta edição, o evento contará com mais de 100 expositores, e trará ao visitante mostras de ferramentas tecnológicas, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios. 

 

Controle de qualidade 

 

De acordo com a empresa, a rastreabilidade de sua produção faz parte de um controle rigoroso e envolve cuidados minuciosos, que vão do plantio à distribuição. É o caso, por exemplo, das sementes de soja. “Realizamos testes que asseguram um potencial de germinação de 85%, acima da regulamentação vigente que prevê 80%”, assegura Antônio Alberto Gomes da Silva, coordenador comercial da área de sementes. 

 

Para garantir esse padrão, os campos são frequentemente vistoriados ao longo de todo o ciclo da cultura e a cooperativa trabalha apenas com produtores que fazem uso de maquinário adequado. Após a colheita, as variedades são recebidas e processadas sem que haja misturas. Elas ainda passam por mais dois pontos de avaliação: na entrega e após o beneficiamento, onde são 100% resfriadas a 12ºC para conferir maior longevidade.

 

Por fim, o produto chega à análise oficial do Ministério da Agricultura, que prevê padrões mínimos de classificação. Se não atende aos requisitos, a semente é descartada. “O resultado desse longo processo é um produto com alto padrão de qualidade, capaz de atender às condições específicas de áreas de cultivo no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica Silva.

 

Em atividade há mais de 40 anos, o setor de sementes da Frísia trabalha atualmente com uma média de 30 variedades de soja ao ano. A região onde a cooperativa está inserida, com condições climáticas amenas, também contribui para o poder germinativo e o vigor das sementes durante o armazenamento – período pelo qual também passam por constantes análises.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS