Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 11 de Abril de 2019, 14:54 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2019, 14h:54 - A | A

Aprendizado

Senar/MS realiza assistência técnica e gerencial em 53 municípios do estado

MS possui o 4º maior rebanho bovino do país, com cerca de 21 milhões de cabeças.

Flavia Andrade
Capital News

Famasul

Desequilíbrio entre oferta e demanda eleva preço do boi gordo

MS possui o 4º maior rebanho bovino do país, com cerca de 21 milhões de cabeças.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) oferece diversos cursos e auxílio através da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) dedicados à Pecuária de Corte. 

 

Mato Grosso do Sul se destaca quando o assunto é Pecuária de Corte. Possuímos o 4º maior rebanho bovino do país, são mais de 21 milhões de cabeças. Em apenas um dia, são produzidas cerca de 2,3 mil toneladas de carne bovina, colocando o estado como o segundo maior produtor da matéria-prima.

 

No ano passado, foram aproximadamente 2 mil alunos atendidos pelos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), apenas para a bovinocultura de corte. 

 

Já neste ano, cerca de 27 eventos foram realizados somente sobre o assunto e mais de 300 pessoas capacitadas em outros quatro cursos sendo eles: Aplicação de Medicamentos em Bovinos, Casqueamento em Bovinos, Manejo Racional de Bovinos para Abate e Manejo Nutricional de Bovinos. Além destes o Senar/MS disponibiliza treinamentos em Inseminação Artificial e Manejo de Pastagens, entre outros temas.

 

Ainda em 2018, a Assistência Técnica acompanhou mais de 200 propriedades distribuídas em 53 municípios do estado. 

 

Neste ano, já foram cerca de 254 produtores assistidos pelo Senar/MS, por meio de uma equipe multidisciplinar de 12 técnicos de campo e um supervisor que acompanham mensalmente os negócios rurais.

 

Em abril,, o Senar/MS proporcionará dois momentos para troca de experiências. Dia 26 no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Jardim e dia 27 na Fazenda Guavirá Poty, na região de São Gabriel do Oeste.

 

De acordo com o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos, “A assistência técnica em pecuária de corte é fundamental para o desenvolvimento do setor, uma vez que essa é uma atividade que contribui para a economia do estado, sendo a 2ª com maior faturamento. A pecuária está presente em quase todos os municípios do Mato Grosso do Sul, porém o nível de tecnologia aplicada varia de propriedade para propriedade, os que têm um nível tecnológico baixo tendem a sair da cadeia. É aí que entra o programa do Senar/MS, para nivelar essa diferença de inovação e, com a aquisição de conhecimentos técnicos, elevar sua rentabilidade”, afirma.

 

Educação no Campo – Para participar dos cursos ou solicitar a Assistência Técnica para a propriedade, o interessado deve procurar o sindicato rural do seu município.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS