Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Domingo, 17 de Dezembro de 2017, 09:08 - A | A

Domingo, 17 de Dezembro de 2017, 09h:08 - A | A

2017

Senar oferece assistência técnica e gerencial a quase 2 mil propriedades

Participantes do programa do Senar movimentaram R$ 4,3 milhões no setor de hortifrúti

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação

Senar/MS oferece assistência técnica e gerencial a quase 2 mil  propriedades

Os balanços na íntegra podem ser conferidos no site do do Senar/MS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) atendeu 1.746 propriedades em 54 municípios do estado por meio dos programas Mais Inovação, Hortifrúti Legal, Mais Leite, Mais Floresta e Piscicultura, em 2017.

 

Foram mais de 82 mil horas de consultoria aplicadas por 81 técnicos de campo, a 174 turmas de produtores em todas as regiões do estado. Foram realizadas ações que estimulam a aplicação de novas tecnologias e a melhoria no gerenciamento das propriedades, além da capacitação de gestores e colaboradores.

 

A assistência técnica e gerencial (ATeG) nas propriedades possibilitou que os participantes conseguissem bons resultados financeiros. A comercialização de hortifrútis produzidos pelos integrantes do programa, por exemplo, movimentou neste ano R$ 4,3 milhões.

 

Nos programas de ATeG, os produtores rurais interessados são organizados em grupos, passando inicialmente por um conjunto de cursos do Senar/MS, estruturados para cobrir as áreas técnica e gerencial. Em seguida, cada produtor desenvolve com os técnicos da ATeG um plano de trabalho, que será implementado na propriedade e com acompanhamento por dois anos.

 

No programa Hortifruti Legal, onde são acompanhados mais de 400 produtores, foram criados grupos de comercialização, com assistência técnica especializada na área. “Com os técnicos auxiliando nos processos de comercialização, os horticultores puderam planejar e estruturar sua produção de acordo com o mercado. Hoje os produtos estão disponíveis nos momentos certos e nas quantidades que o mercado está pronto para absorver”, explica o superintendente do Senar/MS Lucas Galvan.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS