Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 12:31 - A | A

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 12h:31 - A | A

Agronegócio

Segunda safra de milho em MS fecha com queda de 33% na produção

O levantamento registrou 58,4 sc/há na de área plantada

Edyelk dos Santos
Capital News

Deurico/Capital News

Colheita de milho

..

Após levantamento da 2ª safra de milho 2015/2016, os técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), identificaram que o final do ciclo registrou 58,4 sc/há na produção.

O levantamento foi realizando nos meses de junho e setembro, e diante do registro as médias da produção estadual foram de 6.097.745 (6 milhões) de toneladas. Diante disso a produção foi contabilizada em 33,5%, menor que o valor projetado inicialmente.


No início do plantio, estimava-se que a produção seria de 9,165 milhões de toneladas. No entanto, o excesso de chuvas no início do plantio, a estiagem e a ocorrência de geadas durante a fase de desenvolvimento do grão causaram impactos diretos e significativos, causando a queda expressiva resultante.

Em relação aos números, quando é ponderado o que foi plantado (1,740 milhão de hectares), mas que não chegou a colhido por causa das intempéries climáticas, a média de produtividade do estado fica em 58 sacas por hectare.

Entretanto, se for considerada apenas a área que de fato foi colhida (1,586 milhão de hectares), pode-se afirmar que Mato Grosso do Sul alcançou média um pouco maior: 64 sacas por hectare.

Caso não tivessem sido registradas seguidas instabilidades climáticas que geraram tantas perdas, o estado poderia ter alcançado produtividade de 75 a 80 sacas por hectare.

Nenhum município sul-mato-grossense atingiu essa produtividade ponderada, por outro lado, 18 cidades, do total de 45 acompanhadas pelo Siga MS nesta safrinha, registraram resultado superior a 60 sc/ha. Se forem considerados os municípios com média ponderada acima da média ponderada estadual, o número sobe para 23 dos 45.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS