Campo Grande/MS, Domingo, 24 de Setembro de 2017 | 11:41
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Segunda-Feira, 17 de Julho de 2017, 12h:59
Tamanho do texto A - A+

Projeto Siga MS fortalece agricultura estadual há 8 anos com distribuição de boletins técnicos

Coleta de dados é realizada em todo o Estado por equipe especializada para elaboração do material

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Projeto Siga MS fortalece agricultura estadual há 8 anos com distribuição de boletins técnicos

Coleta de dados é realizada em todo o Estado por equipe especializada para elaboração do material

Há 8 anos, o projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), criado e mantido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), dispõe de tecnologia, conhecimento especializado e informação coletada no campo estão entre as ferramentas indispensáveis para a produção das Circulares Técnicas.

Segundo Leonardo Carlotto, analista de grãos da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), “O projeto é realizado em três etapas, todas interligadas, sendo indispensáveis para a credibilidade e fidelidade dos resultados e informações geradas. O objetivo do levantamento semanal é analisar as informações e gerar dados para elaboração da Circular Técnica de Produtividade, que é um boletim especial divulgado ao final de cada safra. Esse material apresenta, com detalhamento, os índices de produtividade média da 1ª safra de soja e 2ª safra de milho nos principais municípios produtores do Estado. Como resultado, essas informações norteiam o desenvolvimento das lavouras de Mato Grosso do Sul.”, pontua.

Ainda segundo o especialista, “essas etapas são executadas a partir da coleta de dados realizada semanalmente pelos profissionais de campo do Siga MS. Essas informações são repassadas à equipe interna da Aprosoja/MS, que apura e tabula os dados por meio de ferramentas tecnológicas. Em seguida, geram as Circulares Técnicas, que se transformam em boletins técnicos publicados pela Aprosoja/MS e a Casa Rural”, destaca Leonardo Carlotto.

A partir das informações divulgadas nas Circulares, obtidas com o acompanhamento do desenvolvimento da safra, desde antes do plantio, até depois da colheita, há fortalecimento da agricultura e da gestão do território. Isso porque os dados são verdadeiros indicadores para o gerenciamento da produção agropecuária e manejo sustentável das lavouras do Estado.

Com o uso de mapas, são fornecidas informações visuais de fácil entendimento e que contribuem para a correta análise e percepção dos dados. Dessa forma, essa análise permite estudo, elaboração de planejamentos, ações ou encaminhamentos indispensáveis para o desenvolvimento da agricultura local.

As Circulares Técnicas estão disponíveis em tempo integral e de forma online no site da Aprosoja/MS. Para ter acesso, basta clicar no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb, realizar o cadastro e visualizar os dados disponíveis.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix