Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sábado, 10 de Novembro de 2018, 10:40 - A | A

Sábado, 10 de Novembro de 2018, 10h:40 - A | A

RIBAS DO RIO PARDO

Projeto incentiva cooperativas de pequenos produtores rurais

Município possui cinco assentamentos na zona rural que somam mais de mil famílias

Flávio Veras
Capital News

Desenvolvimento/Cedida

Projeto incentiva cooperativas de pequenos produtores rurais

Reuniões aconteceram nos assentamentos Nossa Senhora das Graças e Melodia 

Foi lançado, na última quinta-feira (9,) o projeto “Fomenta Produtor”, em Ribas do Rio Pardo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto é voltado para pequenos produtores que residem nos assentamentos da zona rural da cidade. 

 

Ainda conforme a autarquia, as reuniões preliminares foram realizadas nos assentamentos Nossa Senhora das Graças e Melodia. O município possui cinco assentamentos na zona rural, que juntos, somam mais de mil famílias. 

 

A iniciativa faz parte do programa “Eu Amo Ribas”, cuja aplicação foi iniciada em fevereiro deste ano. O objetivo é fazer com que a produção da agricultura familiar seja maior e contínua o ano inteiro para atender com mais qualidade não só a população, mas também aos supermercados e restaurantes locais.

 

O projeto propõe que os pequenos produtores organizem-se em uma cooperativa para que possam reunir a produção e atender às demandas maiores dos estabelecimentos da cidade. O Centro de comercialização de produtos artesanais, prédio localizado ao lado do Parque dos Ipês, funcionará como um entreposto para receber os produtos e atender aos pedidos. 

 

Os produtores passarão por uma triagem com o serviço social para avaliação e descoberta da afinidade de plantio de cada um. O corpo técnico da secretaria vai elaborar um cronograma de produção e também indicar a correção necessária para que o calendário possa ser seguido. 

 

A equipe também vai auxiliar e orientar no aumento dos canais de venda dos produtores. Toda a logística para buscar a produção e direcionar ao entreposto também será cedida pelo poder público municipal.

 

Segundo Diógenes Marques, secretário do Desenvolvimento Econômico, a cooperativa é uma alternativa economicamente bastante viável, uma vez que os cooperados podem dividir as possíveis despesas e ainda aumentar a renda. “Cada um vai receber o valor proporcional à sua produção, entretanto um membro pode aprender com a experiência do outro e com isso poderão crescer juntos”, explicou.

 

Marques ainda complementou sua fala dizendo que, com esta iniciativa, toda a economia da cidade só tem a ganhar. “Os produtores podem ainda agregar valor ao serviço que oferecem. Se hoje eles vendem, por exemplo, a abobrinha inteira, podem, através da cooperativa, comprar materiais para que ela seja cortada em pedaços e embalada de forma adequada”, finalizou.

 

 

Marques diz ainda que os produtos da cooperativa serão comercializados com um selo, para que a população possa saber a origem do produto e dar preferência aos produtores locais.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS