Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017, 09:34 - A | A

Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017, 09h:34 - A | A

SOJA

Plantio de soja da safra 2017/2018 é concluído em MS

A expectativa é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação/Assessoria

Plantio do milho chega 87,7% em Mato Grosso do Sul

O plantio de soja da safra 2017/2018 foi concluído em MS

O plantio de soja da safra 2017/2018 em Mato Grosso do Sul está concluído, de acordo com dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS). As informações, foram divulgadas pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

 

Para a 1ª safra de soja 2017/2018, a estimativa da Aprosoja/MS é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas e produção total. A produtividade projetada fica na média de 54,0 sc/ha. 

 

Desenvolvimento

Na região norte, o manejo do capim amargoso e buva tem sido de difícil controle. Em relação às pragas, há registro de lagartas, entre média e alta incidência, e percevejo, entre baixa e média incidência. Não há ocorrência de doenças na região no momento. Apesar das pragas e plantas daninhas, o desenvolvimento da cultura segue com normalidade.

 

Em áreas do sudoeste de Mato Grosso do Sul, há manifestação das mesmas plantas daninhas e alguns produtores estão fazendo controle com capina manual e arranquio. Há baixa incidência de lagartas e alta incidência de percevejo, mas sem manifestação de doenças. As lavouras aparentam estar bem nutridas e o clima é favorável para seu desenvolvimento.

 

No centro do estado, além do capim amargoso e da buva registrados, há incidência de capim pé de galinha, que também tem sido de difícil controle. A região tem baixa ocorrência de caramujo e percevejo, e média incidência de lagartas. Não há registro de doenças no momento.

 

Ao sul do estado, as plantas daninhas também têm dado trabalho no manejo. A incidência de lagartas, percevejo e pulgão é baixa, assim como de doenças. A mesma realidade se repete no sudeste de Mato Grosso do Sul. 

 

Na região de fronteira, foi registrada a presença de capim amargoso e buva, com incidência entre baixa e alta e manejo de difícil controle. A ocorrência de pragas é baixa, tanto de lagartas, cigarrinha, pulgão e percevejo. Não há ocorrência de doenças na região no momento e as lavouras também continuam se desenvolvendo bem e com clima favorável.

 

Mais informações

Informações detalhados por município podem ser conferidos na íntegra no site da Aprosoja/MS.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS