Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018, 14:57 - A | A

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018, 14h:57 - A | A

ESTÍMULO

Pequenos, médios e grandes produtores de leite se reúnem em Encontro Técnico

Objetivo do encontro, realizado na capital, é mostrar aos agricultores uma diversidade de raças que podem ter boa produção leiteira

Flávio Veras
Capital News

Deurico Ramos/Capital News

Pequenos, médios e grandes produtores de leite se reúnem em Encontro Técnico

Palestras foram ministradas por produtores de leite de raças variadas

Foi realizado, em Campo Grande,  21º Encontro Técnico do Leite, em Campo Grande, nesta sexta-feira (31). O evento deste ano tem como tema Raças, Genéticas e Sistema de Produção e, de acordo com os organizadores, o objetivo do encontro é mostrar aos agricultores uma diversidade de raças que podem ter boa produção leiteira em Mato Grosso do Sul. 

 

O evento foi realizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o Senar-MS), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Campo Grande e a Associação dos Criadores de MS.

Deurico Ramos/Capital News

Pequenos, médios e grandes produtores de leite se reúnem em Encontro Técnico

Presidente do Conseleite, Wilson Igi

 

Segundo o presidente do Conseleite, Wilson Igi, a produção leiteira em Mato Grosso do Sul está concentrada na raça girolando, porém como o manejo e alimentação adequados, todas as outras podem ter produtividades expressivas. “Trouxemos palestrantes que são especialistas em diversas raças. Ao contrário que muita gente pensa, não existe uma ideal. Por exemplo, a holandesa, na qual é a que mais sente o calor sul-mato-grossense, existe em Maracaju um produtor rural que está obtendo seis mil litros de leite com auxílio de um sistema climatizado. Ou seja, dando ambiente adequado qualquer variedade é possível obter bons resultados”, explicou. 

 

O presidente falou ainda que, esse tipo de congresso, ajuda o produtor, principalmente aqueles que pertencem a agricultura familiar, a ter auto-estima, pois é perceptível que muitos estão desestimulados. “Pra ter uma ideia a produção leiteira no estado caiu drasticamente nos últimos quatro anos. Dados oficiais apontam que em 2014 estadual Mato Grosso do Sul produziu 364 milhões de litros, quase um milhão por dia. Já em 2015 já tivemos uma queda acentuado e hoje nossa previsão é de apenas 190 milhões”, ponderou.

 

e completou dizendo que “hoje podemos afirmar que a produção leiteira no estado pode entrar em extinção. Para reverter esse quadro precisamos de três fatores, nos quais são: políticas públicas voltadas ao setor, empenho dos produtores rurais em buscar alternativas de melhora e das indústria se adequarem ao sistema de produção”.

Deurico/Ramos/Capital News

Pequenos, médios e grandes produtores de leite se reúnem em Encontro Técnico

Produtor Rura, Ronan Salgueiro

 

 O produtor de Campo Grande, Ronan Salgueiro, o estado é muito conhecido pelo gado de corte e, por isso, quem investe no setor do leite acaba enfrentando muita dificuldade e, por isso, esse tipo de evento é importante para o setor pois ajuda a unir os produtores. “A maioria dos produtores do nosso estado pertence a agricultura familiar e, esse setor, precisa de muita ajuda e incentivo”, projetou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS