Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Domingo, 12 de Julho de 2015, 10:14 - A | A

Domingo, 12 de Julho de 2015, 10h:14 - A | A

São Gabriel do oeste

Patrulha mecanizada produz mais de 1500 toneladas de silagem de milho

Melissa Schmidt
Capital News

Assessoria de Comunicação

patrulha, silagem, sao gabriel

 

Segundo a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a  patrulha mecanizada da FUNPESG atendeu, em 2015, 15 produtores de leite do município com a realização da ensilagem das lavouras de milho. A quantidade de silagem produzida é suficiente para alimentar mais de 400 vacas leiteiras durante todo o período de seca, que compreende os meses de junho a outubro. De acordo com a coordenação da patrulha, foram produzidas mais de 1500 toneladas de silagem, em 48 hectares colhidos.

 

Segundo o veterinário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Lucas Giacon, todos os pequenos e médios produtores atendidos totalizam aproximadamente 3.000 litros de leite por dia. "Esse alimento que foi produzido e armazenado possibilitará manter níveis produtivos do rebanho leiteiro na época da seca e, consequentemente, a geração de renda às famílias".

 

A comunidade do Assentamento Campanário foi a que mais foi atendida com os serviços subsidiados pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, onde 9 produtores usufruíram do serviço. 

 

A patrulha que opera nos processos de confecção da silagem de milho conta com 2 tratores, 1 colhedora de forragem, 1 caminhão caçamba, 1 retro-escavadeira e duas carretas agrícolas. Os valores cobrados pelas horas de funcionamento das máquinas são apenas referentes aos custos operacionais e de manutenção dos equipamentos.

 

Além da ensilagem de gramíneas a FUNPESG também realiza serviços de preparo de solo para plantio, terraceamento, construção de caixas de contenção de água, iniciando, neste ano, os trabalhos de distribuição de calcário e gesso através da implantação do entreposto de calcário nos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré, entre outros serviços agropecuários. Mais informações pelo telefone 3295-1405. * com informações da assessoria.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS