Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 16:12 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 16h:12 - A | A

Tecnologia Rural

Novas técnicas pecuárias para produção do novilho precoce são aprimoradas

Bezerros que não utilizam as técnicas costumam ter cerca de 50 quilos a menos

Flavia Andrade
Capital News

Pesquisa realizada pela Embrapa Pantanal, com supervisão do pesquisador Ériklis Nogueira, aponta que a Inseminação artificial e estratégias de suplementação diferenciada em bezerros elevaram a prenhez e produziram animais de alto potencial na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul. Com o uso dessas técnicas, nasceram bezerros que foram desmamados precocemente, aos 110 dias, e registraram 250 kg aos oito meses de idade. Em condições semelhantes, mas sem essas técnicas, um bezerro cruzado costuma ter cerca de 50 quilos a menos.

Para o pesquisador Ériklis Nogueira, “Os objetivos principais do + Cria são aumentar o número de bezerros e sua qualidade”, informa Nogueira. Para isso, a equipe considerou estratégias reprodutivas e de manejo nutricional e sanitário como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IAFT), Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF), escolha de genética e estratégias de suplementação dos bezerros. Na IATF, os cios das fêmeas são programados e sincronizados para aumentar a eficiência reprodutiva e, na TETF, o embrião é produzido em laboratório e transferido para as receptoras. “Hoje, estamos conseguindo apresentar alternativas reais de aumento de produção e de qualidade dos animais”, aponta.

Os estudos investigam alternativas para aprimorar a produção do novilho precoce desde os primeiros estágios. Os animais obtidos por meio de estratégias produtivas e reprodutivas elaboradas por meio do projeto + Cria, coordenado pela unidade pantaneira de pesquisa da Embrapa dentro do arranjo + Precoce, liderado pela Embrapa Gado de Corte.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS