Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 10:13 - A | A

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 10h:13 - A | A

Rural

MS registra aumento de 3,1% em contratações do setor de agronegócios

Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Wendy Tonhati
Capital News

Divulgação/Famasul

MS registra aumento de 3,1% em contratações do setor de agronegócios

Mais de duas mil pessoas permaneceram trabalhando mesmo após a sazonalidade da agricultura

Mato Grosso do Sul registrou aumento de 3,1% nas contratações no setor de agronegócios na comparação entre março de 2015 e 2016. Os números constam no último balanço divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Em 12 meses, foram mais de 37 mil postos de emprego preenchidos.

De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o terceiro setor que mais contratou é também o único que obteve variação positiva - número de contratados e de desligados. Mais de duas mil pessoas permaneceram trabalhando mesmo após a sazonalidade da agricultura, que tem altas na fase de colheita da safra 2016/2017 e de colheita da temporada atual 2015/2016.

“Contrariando a teoria de que máquina substitui o homem, a tecnificação das atividades de campo tem exigido cada vez mais a participação e o conhecimento do trabalhador rural, que precisa ser um especialista quando o assunto é tecnologia”, informou o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Para atender as necessidades do mercado de trabalho no segmento do agronegócio, o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece formação profissional e promoção social. No ano passado aproximadamente 40 mil pessoas receberam treinamento. Para 2016 a intenção é capacitar 50 mil pessoas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS