Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 17:39 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 17h:39 - A | A

FEBRE AFTOSA

MS participa da primeira discussão sobre Plano de Erradicação da Aftosa

A meta é o reconhecimento internacional de país livre de febre aftosa sem vacinação até 2023

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Denilson Secreta / Governo de MS

MS participa da primeira discussão sobre Plano de Erradicação da Aftosa

Evento acontece em Cuiabá (MT) de 19 a 21 de junho

Mato Grosso do Sul participa da primeira reunião do Bloco V, sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026. O evento será realizado em em Cuiabá (MT), de 19 a 21 de junho. A meta é o reconhecimento internacional de país livre de febre aftosa sem vacinação até 2023.

 

O Plano foi organizado em 16 operações, compostas por 102 ações que serão executadas em 10 anos. O objetivo garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional.

 

Para conduzir o processo de transição de status sanitário, os estados foram organizadas em cinco grupos. Além de MS, o Bloco V é formado por Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

O evento reunirá representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos serviços veterinários das federações integrantes, classe política, setor produtivo e industrial, sindicatos e conselhos de classe.

 

A equipe de Mato Grosso do Sul que participa do evento é formada pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta; o vice-diretor, Roberto Bueno; o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon; a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marcia Rabelo; o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa e fiscal estadual agropecuário e médico veterinário, Fernando Endrigo Ramos Garcia; o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; e o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS