Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sábado, 09 de Setembro de 2017, 12:36 - A | A

Sábado, 09 de Setembro de 2017, 12h:36 - A | A

Feapan 2017

Ministro da Agricultura vem ao Estado para abertura de feira e inauguração de frigorífico

Blairo Maggi estará em Corumbá no dia 21 de setembro para o início da Feapan 2017 e visita a planta de abate e processamento de carne de jacaré

Flávio Brito
Capital News

Está prevista a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi durante a programação da Feira Agropecuária do Pantanal 2017 (Feapan 2017), que foi lançada no dia 05 de setembro. Contando com apoios da Prefeitura Municipal de Corumbá e Governo do Estado, além de outros parceiros, o evento será realizado de 21 a 24 de setembro, no parque de exposições Belmiro Maciel de Barros. “A Feira só acontece em razão dessas parcerias”, afirmou o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, durante a entrevista coletiva.

Caimasul/Divulgação

Frigorífico de jacaré

Estimativa é de que volume de abates seja de 400 toneladas por mês em 2019

A previsão é a de que Maggi esteja em Mato Grosso do Sul no dia 21 de setembro, onde cumpre agenda Corumbá. Um dos compromissos do ministro na região do Pantanal deve ser a vista ao frigorífico de carne de jacaré, Caimasul, que estima abater 400 toneladas de carne a partir de 2019. O governador Reinaldo Azambuja também confirmou presença. O investimento para construção da planta foi de R$ 30 milhões. 

A Feapan 2017 contará com leilões bovinos e equinos, além de comercialização de maquinários e insumos agrícolas.  “Serão três leilões – dias 21, 22 e 23 de setembro –, acreditamos que teremos preços competitivos. Esperamos bater o que comercializamos no ano passado. Teremos ainda a comercialização de máquinas, produtos e insumos agrícolas. Tudo isso vai fazer girar o agronegócio”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá. Ele destacou que no ano passado, somente os leilões movimentaram cifras em torno de R$ 20 milhões.  Os leilões terão transmissão pela Agrobrasil TV.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participará da abertura oficial da Feira Agropecuária do Pantanal 2017. O governador Reinaldo Azambuja também tem presença confirmada na solenidade, além do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

“Numa abertura oficial nunca tivemos todo essa participação de autoridades. Mostra a importância do evento. Somos o segundo maior rebanho do Brasil; um celeiro na produção de bezerros no país. Nosso bioma Pantanal está preservado, o pecuarista está aqui há mais de 200 anos preservando e produzindo”, disse Luciano Leite.

Participando da coletiva, o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato Santos Lima, ressaltou que o incentivo à Feapan é um dos compromissos da administração Ruiter Cunha de Oliveira com o segmento agropecuário. “Desde o início do governo Ruiter, era compromisso de retorno para a data do aniversário da cidade. Integra o calendário cultural da nossa cidade. A pecuária está no nosso município há mais de duzentos anos e a feira há 51 anos, e, realmente, faz parte da nossa atividade cultural”, salientou.

A programação da Feapan 2017 contará também com palestras, workshops e shows musicais, realizados no próprio parque de exposições. Tem como atrações o concurso Rainha e Princesa Feapan; shows musicais de Marlon e Maciel; João Pedro e Júnior; Grupo MDO e Marlon e Moreno. Também estão programadas provas de Laço Comprido; Corrida Feapan e Baile Carapé. A entrada é franca no parque de exposições. Na noite da quinta-feira, 20 de setembro, o parque de exposições Belmiro Maciel de Barros vai sediar show da cantora Marília Mendonça. Esse evento, realizado por uma empresa de eventos, terá ingressos cobrados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS