Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 21 de Maio de 2018, 10:26 - A | A

Segunda-feira, 21 de Maio de 2018, 10h:26 - A | A

EM PARIS

Ministro da Agricultura discursa na abertura da sessão da OIE

Certificação da Organização Mundial de Saúde Animal como País livre da febre aftosa com vacinação será entregue nesta quinta-feira (24)

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Mapa

Ministro da Agricultura discursa na abertura da sessão da OIE

Blairo Maggi discursa na Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, discursou na abertura da 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, neste domingo (20). O reconhecimento do Brasil como país livre da aftosa com vacinação é “a vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro”, afirmou.

 

A importância do setor agropecuário na economia brasileira, atuando positivamente na balança comercial, na geração de emprego e renda foi ressaltada pelo ministro, além da contribuição do setor para o controle da inflação.

 

Em 2017, somente a pecuária representou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 175,7 bilhões. No mesmo período, o complexo de carnes teve um crescimento nas exportações da ordem de 8,9%, atingindo um volume de US$ 15,5 bilhões. 

 

“E ainda temos potencial para crescermos muito mais no mercado internacional, pois exportamos somente uma pequena parte da nossa produção de bovinos e suínos. Esse crescimento das exportações brasileiras se deve, além da inquestionável qualidade e competitividade dos nossos produtos, sobretudo à melhoria da condição sanitária do rebanho nacional”, explicou.

 

A próxima etapa é atingir o status de País livre de aftosa sem vacinação. Santa Catarina é o único estado reconhecido desde 2007. “Nosso novo grande desafio será enfrentar a etapa final do processo de erradicação da doença, ampliando nossas zonas livres sem vacinação e alcançando a condição de País Livre de Aftosa Sem Vacinação. Assim, esperamos oferecer aos mercados produtos cada vez melhores e saudáveis”.

 

Maggi alertou que ainda há trabalho a realizar e investimentos a fazer. O ministro ressaltou a necessidade de fortalecimento da prevenção, vigilância e resposta a possíveis emergências, além de investimentos no serviço veterinário brasileiro. “Contamos ainda mais com a imprescindível parceria dos produtores rurais, profissionais e outros atores do setor privado. Tenho certeza que conseguiremos. Seguiremos pelo caminho da ciência, da transparência e confiança nas valiosas orientações, diretrizes e normas da OIE”.

 

Reconhecimento

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declara oficialmente o Brasil como País Livre da Febre aftosa com vacinação, nesta quinta-feira (24). A diretora-geral Monique Eloit entregará o certificado sanitário ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. A Comissão Científica da OIE aprovou a certificação do Brasil em 2017.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS