Campo Grande/MS, Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017 | 05:25
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Terça-Feira, 14 de Março de 2017, 11h:34
Tamanho do texto A - A+

Ministério divulga Instrução Normativa para granjas de aves

Objetivo é reforçar medidas de biossegurança contra contaminação pela influenza aviária

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Produção de frango

Objetivo é reforçar medidas de biossegurança contra contaminação pela influenza aviária

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa nº 8. Para reforçar as medidas de biossegurançanos estabelecimentos avícolas brasileiros e prevenir a entrada da influenza aviária.

 

Os produtores terão o prazo de 540 dias, a partir da publicação da norma, para se adequarem às novas regras. Dentre as medidas da IN 8 está a proibição de alojamento de novas aves em galpões de corte ou produção de ovos que não possuírem tela de isolamento. 

 

“As telas nos estabelecimentos são fundamentais, pois impedem o contato dos animais da produção com pássaros silvestres que podem ser portadores da doença. A medida é uma alternativa eficaz de prevenção à enfermidade”, disse o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres.

 

De acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a instrução foi publicada devido ao aumento contínuo de casos de gripe aviária ao redor do mundo. O Brasil ainda é o único grande exportador mundial de carne de frango que nunca registrou casos de influenza aviária.

 

Também ficará proibido o alojamento de novas aves em estabelecimentos avícolas que não apresentarem requerimento de registro na secretaria de defesa estadual, no prazo de 365 dias.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix