Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 14 de Março de 2017, 11:34 - A | A

Terça-feira, 14 de Março de 2017, 11h:34 - A | A

Publicação

Ministério divulga Instrução Normativa para granjas de aves

Objetivo é reforçar medidas de biossegurança contra contaminação pela influenza aviária

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Produção de frango

Objetivo é reforçar medidas de biossegurança contra contaminação pela influenza aviária

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa nº 8. Para reforçar as medidas de biossegurançanos estabelecimentos avícolas brasileiros e prevenir a entrada da influenza aviária.

 

Os produtores terão o prazo de 540 dias, a partir da publicação da norma, para se adequarem às novas regras. Dentre as medidas da IN 8 está a proibição de alojamento de novas aves em galpões de corte ou produção de ovos que não possuírem tela de isolamento. 

 

“As telas nos estabelecimentos são fundamentais, pois impedem o contato dos animais da produção com pássaros silvestres que podem ser portadores da doença. A medida é uma alternativa eficaz de prevenção à enfermidade”, disse o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres.

 

De acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a instrução foi publicada devido ao aumento contínuo de casos de gripe aviária ao redor do mundo. O Brasil ainda é o único grande exportador mundial de carne de frango que nunca registrou casos de influenza aviária.

 

Também ficará proibido o alojamento de novas aves em estabelecimentos avícolas que não apresentarem requerimento de registro na secretaria de defesa estadual, no prazo de 365 dias.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS