Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 10:04 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 10h:04 - A | A

Adido agrícola

Mapa inicia treinamento de agentes que tratarão de expansão de mercado

Ministério empossa novos profissionais de área estratégica para a exportação brasileira em novembro

Danilo Galvão
Capital News

Reprodução

Mapa inicia treinamento de agentes que tratarão de expansão de mercado

Novos embaixadores dos commodities do Brasil em curso

 

O Governo Federal inicia nesta segunda-feira (21) a preparação de adidos agrícolas, profissional que atua na facilitação de exportações do agronegócio brasileiro, com a ampliação de mercados consumidores. O papel desse tipo de intermediação que é feita por agentes ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Ministério das Relações Exteriores (MRE) é vital para o Mato Grosso do Sul que possui 95% das suas transações para outros países vinculadas ao setor primário da economia.

A previsão é de que o treinamento ocorra até novembro, quando será empossada uma nova equipe de adidos agrícolas. O objetivo do grupo será é apresentar e discutir demandas e oportunidades do agronegócio na Argentina, África do Sul, Arábia Saudita, China, Coréia do Sul, Índia, México, Rússia, Vietnã e Tailândia.

O Governo espera que a oxigenação no setor estratégico permita a quebra de obstáculos ao fluxo de comércio agrícola do país com o exterior e manutenção de relações produtivas já firmadas fora do Brasil. O treinamento será ministrado em instalações do Mapa e no no Instituto Rio Branco.

A data para que a capacitação seja concluída é o dia 1º de novembro. No mesmo mês já devem ser ocupados os postos no exterior, pelos “diplomatas do agronegócio brasileiro”. Para esse ano serão 25 embaixadas nesse sentido, sendo que até 2016 eram 17.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS