Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 30 de Julho de 2015, 11:44 - A | A

Quinta-feira, 30 de Julho de 2015, 11h:44 - A | A

Circuito Expocorte

Mais mil produtores participam da feira de agronegócios em Campo Grande

A Expocorte oferece palestras sobre as várias etapas da vida do animal e os aspectos necessários para que o criador obtenha o boi 7.7.7

Elizângela Lemes
Capital News

Deurico/Capital News

Mais mil produtores participam da feira de agronegócios em Campo Grande

A Expocorte oferece palestras sobre as várias etapas da vida do animal e o conceito boi 7.7.7

Mais de mil inscritos participam do Circuito Expocorte, etapa Campo Grande. A abertura do  evento ocorreu na quarta-feira (29) e termina nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A Expocorte oferece palestras sobre as várias etapas da vida do animal e os aspectos necessários para que o criador obtenha o boi 7.7.7. Além do workshop, os participantes podem conferir na prática quais as soluções tecnológicas disponibilizadas por empresas de referência no mercado que participaram da feira de negócios que compõe o evento.

 Saiba mais
  Governadores de MS e SP abrem Expocorte e defendem agronegócio brasileiro

 

O conceito do boi 7.7.7 desenvolvido por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de São Paulo (Apta) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, prevê carne mais saborosa, cor mais atrativa e mais sustentabilidade. A técnica foi apresentada na ocasião do lançamento da Expocorte, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).


Conforme assessoria da Famasul, o conceito boi 7.7.7,  norteia as discussões na Expocorte e preconiza animais com sete arrobas na desmama, sete na recria e outros sete na engorda e terminação, o que garante animais abatidos com 21 arrobas em 24 meses. “Ouvi relato de um pecuarista que gerava R$ 900 de lucro por hectare e, a partir da aplicação do 7.7.7, passou para R$ 2.600. Este resultado positivo é fruto de anos de atuação de pesquisadores que possibilita o método considerado eficiente para pecuária de corte no país”, ressaltou Alckmin, que aproveitou para destacar os 110 anos de existência da Apta.


O presidente da Famasul, Nilton Pickler, falou da satisfação e responsabilidade em ser co-realizador desta etapa do Expocorte. “Produzir mais carne para um mercado cada vez mais exigente, esta é a proposta do Circuito e, por isso, é um orgulho para a Famasul ser parceira de um evento que leva conteúdo que possibilita melhorar a produtividade e qualidade da carne em Mato Grosso do Sul, ícone da pecuária nacional”, relatou.


Nesta edição, o Expocorte, organizado pela Verum Evento, conta com a parceria da Famasul e o apoio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS. O circuito percorre alguns dos principais pólos pecuários do Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores. O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim e o presidente da Famasul, assinaram um protocolo de intenções entre os dois Estados. O documento firma o compromisso, de ambas as partes, para implantação de ações que apóiem o produtor rural, como pesquisas científicas, desenvolvimento de cultivares, genética animal e conservação do solo.


Participaram também da abertura do Circuito Expocorte, a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio; a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul; Márcio Monteiro, o presidente da Aprosoja/MS - Associação de Produtores de Soja e Milho de MS, Mauricio Saito, os deputados estaduais, Rinaldo Modesto e Felipe Orro, o diretor da Agraer – Agência do Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini e representantes dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul.


A primeira etapa do Circuito aconteceu no mês de Março, em Cuiabá, as próximas etapas serão realizadas dias 24 e 25 de setembro, em Uberaba (MG), 29 e 30 de outubro, em Araguaína (TO) e finaliza na cidade de Ji-Paraná (RO), nos dias 25 e 26 de novembro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS