Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 18:12 - A | A

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 18h:12 - A | A

TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

Grupo argentino quer construir novo terminal portuário em Porto Murtinho

Área para instalação já foi adquirida pela empresa que processa milho, soja, trigo e amendoim

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Edemir Rodrigues / Governo de MS

Grupo argentino quer construir novo terminal portuário em Porto Murtinho

Grupo apresentou projeto ao Governo de MS nesta quarta-feira (18)

 

O grupo argentino AGD e o Governo de Mato Grosso do Sul se reuniram para discutir o projeto de investimento de um novo terminal portuário para exportação de commodities no município de Porto Murtinho, na quarta-feira (18).

 

Também com atuação no Paraguai, o grupo argentino processa milho, soja, trigo e amendoim. A AGD adquiriu uma área para instalação do terminal portuário e a proposta é que o porto seja para uso da empresa e de terceiros. O objetivo principal é comprar os grãos produzidos no estado e levar para processar na Argentina. Para otimização da estrutura, a ideia é fazer o caminho de volta também com carga e prestar serviço para outros interessados.

 

Em contrapartida, pediram ao Governo a manutenção do decreto do Programa de Estímulo à Exportação ou Importação pelo Porto de Porto Murtinho (Proeip), vigente até 2025, os incentivos fiscais e o acesso até à área.

 

Atualmente, a opção logística da hidrovia, fazendo a integração econômica com o Paraguai e a Argentina, passa a ser viável para relações de mercado. A Argentina desponta como o segundo maior parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para a China.

 

Foram exportadas 183.796,38 toneladas em 2017 pelo terminal Portuário de Porto Murtinho. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS