Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sábado, 08 de Setembro de 2018, 10:16 - A | A

Sábado, 08 de Setembro de 2018, 10h:16 - A | A

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Feiras orgânicas estimulam a agricultura familiar em MS

Consumidores podem comprar diretamente do produtor alimentos mais saudáveis, pois não utilizam agrotóxicos

Flávio Veras
Capital News

Governo-MS/Cedida

Feiras orgânicas estimulam a agricultura familiar

Comprar das feirinhas orgânicas, é um incentivo à rede de produção e ao consumo sustentável

A procura por alimentos orgânicos tem aumentado no Brasil  e em mato Grosso do Sul não é diferente. Mas o que muita gente não se atenta é que comprar das feirinhas orgânicas, diretamente do agricultor, também está incentivando a rede de produção e o consumo sustentável, ou seja, a agricultura familiar.

 

Os alimentos orgânicos ganham espaço no prato dos brasileiros pelas vantagens na saúde que eles proporcionam, por serem cultivados à base de práticas ecológicas, sem o uso de agrotóxicos.

 

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) fez uma lista com 11 feiras orgânicas para quem deseja conhecer esses espaços em Mato Grosso do Sul.

 

Em Campo Grande, 15 famílias agrícolas cultivam alimentos e comercializam nas seis feiras espalhadas pela cidade que acontecem em horários e dias alternados, mais especificamente nas quartas-feiras, sábados e domingos. Das 15 famílias, nove são feirantes.

 

De acordo com a Agraer, quem toma por hábito frequentar uma feira desse tipo não está levando apenas saúde para casa, mas também estimula a economia regional. Daí a relevância de prestigiar feiras.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – a plataforma não está totalmente atualizada – há 855 iniciativas, ou seja, feiras com produtos orgânicos no País. Em Mato Grosso do Sul existem 11 feiras de orgânicos, isso sem contabilizar as feiras tradicionais, em cidades como Bonito e Nioaque, em que há agricultores com práticas agroecológicas junto aos demais feirantes. São Paulo é o estado com maior número de feiras, 190 no total. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS