Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 28 de Março de 2019, 13:18 - A | A

Quinta-feira, 28 de Março de 2019, 13h:18 - A | A

Sistema

Estoque cadastrado pela e-Saniagro tem prazo de revendas prorrogado

IAGRO quer transmitir de forma automática para o e-saniagro por meio de webservice, já disponibilizado às empresas interessadas

Flavia Andrade
Capital News

Edemir Rodrigues / Governo de MS

Recadastramento no programa de brucelose e tuberculose animal é prorrogado

IAGRO quer transmitir de forma automática para o e-saniagro por meio de webservice, já disponibilizado às empresas interessadas

 

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal prorroga o prazo para que as empresas que comercializam, ou armazenam agrotóxicos para terceiros, realizem a implementação do controle de estoque de agrotóxicos pelo sistema e-Saniagro.

 

A obrigatoriedade do controle de estoque pelo sistema eletrônico foi instituída em outubro de 2018, passando a ser cobrada pela fiscalização a partir do dia 17 de maio de 2019. Os fiscais poderão notificar ou autuar o descumprimento das normas de lançamento após esse período, sujeitando o infrator a multas que variam de 25 a 200 UFERMS.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Filipe Portocarrero, “a prorrogação amplia o prazo para que as revendas que movimentam grandes volumes façam as adaptações necessárias nos seus sistemas internos para transmitirem de forma automática para o e-Saniagro por meio de webservice, já disponibilizado às empresas interessadas”, afirma.

 

A ferramenta utilizada pelo sistema de controle de estoque busca agilizar o fluxo das informações de prestação obrigatória entre as revendas e a IAGRO. Os principais benefícios são a maior inteligência na fiscalização, o combate ao uso inadequado e ilegal de produtos agrotóxicos que possuem potencial de causar impactos no sistema produtivo e na sanidade vegetal do estado, bem como a redução das autuações que resultam da falta de conhecimento de profissionais e usuários ou do acompanhamento por parte da fiscalização.

 

Através do novo sistema, o qual, traz também a substituição do sistema conhecido como MIC-EAG, no rastreamento de embalagens vazias de agrotóxicos. As informações são precisas e detalhadas dos produtos e das recomendações, buscando fornecer à sociedade e ao Estado um melhor serviço prestado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS