Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 12:10 - A | A

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 12h:10 - A | A

FEBRE AFTOSA

Estado apresenta situação da fronteira em discussão sobre aftosa

Mato Grosso do Sul e mais quatro estados abordaram a retirada da vacina contra doença até 2023

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Kelly Ventorim / Governo de MS

Estado apresentou situação da fronteira em discussão sobre aftosa

Estado apresentou informações sobre as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai

Mato Grosso do Sul participou das discussões do Bloco V para retirada definitiva da vacinação contra aftosa até 2023. O encontro aconteceu em Cuiabá (MT) e reuniu representantes do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Foram abordadas estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026. O Plano foi organizado em 16 operações, compostas por 102 ações que serão executadas em 10 anos. O objetivo garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação.

 

O evento reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos serviços veterinários das federações integrantes, classe política, setor produtivo e industrial, sindicatos e conselhos de classe.

 

Mato Grosso do Sul apresentou informações sobre as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai e o impacto na transição de status sanitário.

 

O superintendente da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, explica que a mudança de status sanitário, de zona livre de febre aftosa com vacinação para zona livre de febre aftosa sem vacinação, permitirá a abertura de novos mercados para os produtos e subprodutos de origem animal do País.

 

Para ele, o comprometimento dos Estados com as ações que forem acertadas nos encontros garantirá sua eficiência. “Mato Grosso do Sul já é modelo nas ações de prevenção da aftosa. Continuaremos nesse caminho.”

 

 

A equipe de Mato Grosso do Sul que participou do evento foi formada pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta; o vice-diretor, Roberto Bueno; o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon; a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marcia Rabelo; o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa e fiscal estadual agropecuário e médico veterinário, Fernando Endrigo Ramos Garcia; o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; e o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS