Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018, 17:56 - A | A

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018, 17h:56 - A | A

Projeto Escolar

Escola rural de Terenos inicia pomar com plantação de Guavira

Plantação faz parte do Projeto escolar Volta às Raízes

Flavia Andrade
Capital News

Aline Lira

Escola rural de Terenos inicia pomar com plantação de Guavira

Plantação faz parte do Projeto escolar Volta às Raízes

Após pesquisa realizada em torno da guavira, no Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), um grupo de alunos e educadores da EM Salustiano da Motta, município de Terenos, optaram por implantar um pomar com a inclusão da guavira, fruto símbolo de Mato Grosso do Sul. Para o desenvolvimento do projeto, contam com o apoio da engenheira agrônoma Ana Cristina Ajalla, responsável pelos estudos a respeito da planta, típica do cerrado brasileiro.

 

O projeto escolar Volta às Raízes, está sendo desenvolvido sob o monitoramento da professora de Educação Ambiental, Beatriz Benevides. De acordo com a professora, “Já tínhamos essa vontade de fazer um pomar, com frutas de pequeno porte com a finalidade da alimentação escolar, pois a horta já se tornou um trabalho concreto que está dando certo. Daí a intenção de estender para frutíferas com o intuito de oferecer suco, sobremesa e sorvete feito da fruta para as crianças”, enfatiza.

 

De acordo com a pesquisadora Ana Cristina. “Apresentamos a unidade de pesquisa e as áreas de cultivo de guavira. Foi nessa visita que o diretor da escola, Cleiton Bezerra, demonstrou interesse em ter mudas da planta no pomar do colégio”, destaca.

 

A parceria para a realização do projeto, inclui a prefeitura de Terenos, a qual doará a tela para a área de cultivo. Para o diretor da escola,“Será uma oportunidade para que os alunos possam acompanhar o plantio e o desenvolvimento das mesmas em todos os processos de desenvolvimento da planta até a frutificação. E o melhor de tudo isso é que teremos o acompanhamento da Agraer, com profissionais que entendem do assunto. Acredito que a unidade de cultivo da guavira poderá servir de referência para as demais escolas da região”, afirma diretor.

 

Em dezembro, a Agraer doou 120 mudas de guavira para que os alunos pudessem começar o Projeto junto os seus professores e demais servidores envolvidos. Ainda segundo a professora, “Fizemos o plantio no dia 11 de dezembro, após o preparo da área que foi devidamente calcareada, conforme as orientações técnica”, conclui.

 

(Com informações da assessoria Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer))

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS