Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 08:11 - A | A

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 08h:11 - A | A

TÉCNICA

Embrapa realiza curso sobre manejo de pastagem

Capacitação ocorre de 20 a 22 de novembro. Vagas são limitadas

Flávio Veras
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de vaca, gado, boi, pecuária, vacinação de gado

Demanda é uma antiga solicitação de produtores e técnicos 

Embrapa Gado de Corte em Campo Grande-MS oferece um curso intensivo de manejo de pastagens. A capacitação, com vagas limitadas e modalidade presencial, ocorre entre os dias 20 e 22 de novembro de 2018.

 

Segundo o órgão, a iniciativa se deve ao fato de que a base da produção de bovinos no Brasil é a pastagem, sendo assim, seu manejo adequado impacta, diretamente, na produtividade da atividade. 

 

Ainda conforme a Embrapa, a demanda é uma antiga solicitação de produtores, técnicos e entidades de classe por enxergarem o manejo como um dos principais gargalos do sistema produtivo. Agrônomo e pesquisador na área, Rodrigo Amorim Barbosa ratifica que apesar de haver um volume considerável de informações e tecnologias disponíveis, ainda há certa deficiência na difusão das mesmas e, consequentemente, adoção. 

 

Durante os três dias serão abordados temas relacionados ao componente solo, como características e propriedades, interpretação de análise, correção da acidez, adubação e amostragem; e pastagem, como implantação, dinâmica de crescimento de forrageiras, manejo do pastejo, utilização de forragem, uso estratégico, suplementos e amostragem do pasto. 

 

O ajuste de lotação considerado ferramenta primordial do manejo também está na programação, com abordagens que vão de definição de conceitos ao cálculo da capacidade de suporte. Outro ponto presente é a gestão rural, com o custo de produção e as consequências econômicas de diferentes estratégias de manutenção. 

 

“Já temos dados que indicam que um pasto bem manejado traz retornos econômicos e esperamos que o produtor ou técnico, ao concluir o curso, consiga entender a importância dos cuidados com o pasto”, afirmou Barbosa, um dos coordenadores da capacitação. 

 

Além dele, os pesquisadores da Embrapa Ademir Zimmer, Alexandre Romeiro, Denise Montagner, Fernando Paim, Manuel Macedo, Mariana Pereira e Valéria Pacheco ministram o treinamento. 

 

 

O curso acontecerá no auditório Nelore da Embrapa, localizado na avenida Rádio Maio, 830, Zona Rural. As vagas são limitadas a 50 pessoas e destinada a produtores rurais e técnicos. Inscrições e mais informações no site do evento. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS