Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 10 de Julho de 2017, 15:14 - A | A

Segunda-feira, 10 de Julho de 2017, 15h:14 - A | A

Mapeamento

Durante colheita do milho, Siga MS faz raio-x das lavouras do Estado

Equipe auxilia produtores quanto ao sucesso da produção através de análises realizadas durante a visita

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Durante colheita do milho, Siga MS faz raio-x das lavouras do Estado

Equipe auxilia produtores quanto ao sucesso da produção através de análises realizadas durante a visita

A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul ) tem a  equipe do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) que percorre mais de 100 propriedades rurais do Estado para acompanhar a produção agrícola em 93% da área de soja e milho de Mato Grosso do Sul. No período de colheita do cereal da safra de inverno, no entanto, o trabalho desse grupo se torna ainda mais indispensável.

Entre as atividades desempenhadas pelos quatro técnicos em agropecuária e três engenheiros agrônomos que compõem a equipe do projeto da Aprosoja, está uma série de medições que dão ao produtor rural informações que contribuem diretamente com o sucesso da produção.

Médias

“Nas propriedades, quantificamos várias médias para verificar como está a produção. Realizamos contagem média de grãos por espiga, aferição de umidade, conferência do peso dos grãos e, ainda, levantamos a quantidade média de plantas por hectare”, detalha Robson Rodrigues, que há quase dois anos faz parte do Siga MS.

Todas essas ações são feitas com o objetivo de reunir informações importantes ao agricultor. “Esses dados ajudam o produtor na tomada de decisões, como definir o momento ideal para realizar a colheita, ampliando o potencial de rentabilidade com a produção”, completa Dany Corrêa, há mais de 4 anos no Siga MS.
Trabalho conjunto

Ao mesmo tempo em que é feito esse trabalho nas propriedades, também é realizado levantamento de porcentagem de área colhida nos municípios. As médias finais de colheita são resultado de uma junção de informações: dados do sindicatos rurais do Estado, dados dos proprietários, das assistências técnicas, revendas e das visitas amostrais.

Mas, entre as atividades mais importantes executadas pelo Siga MS durante o período de colheita, está a conferência de umidade do grão. A medida é importante principalmente para definir o momento em que o produto deverá ser retirado do campo e enviado para o armazém.

Acesso às informações

Os levantamentos do Siga MS, no entanto, seguem disponíveis ao produtor para auxiliar nessas situações. Semanalmente, uma Circular Técnica é divulgada pela Aprosoja/MS com as informações apuradas pela equipe. Os dados indicam caminhos para um eficiente gerenciamento da produção agropecuária e manejo sustentável da lavoura. Para ter acesso às circulares basta realizar cadastro no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb, e visualizar os dados.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS