Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 13:44 - A | A

Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 13h:44 - A | A

Agrometeorologia

Dourados sedia "Pint of Science", festival que coloca ciência na mesa do bar

Pesquisador da Embrapa MS participará com o tema agrometeorologia

Wendy Tonhati
Capital News

Divulgação

Pesquisador da Embrapa MS participará com o tema agrometeorologia

Evento será realizado em Dourados

Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, vai representar o Mato Grosso do Sul no festival internacional "Pint of Science" ou "Ciência no Boteco", evento que coloca assuntos científicos na mesa do bar, sendo debatidos com pesquisadores conceituados. O evento será realizado simultaneamente em outros 11 países.

A conversa, com o tema agrometeorologia, será realizada será no Barão (General Osório 2415 – Vila Rui Barbosa), a partir das 19h30, desta segunda-feira (23), com o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, da Embrapa Agropecuária Oeste.

Os assuntos serão o Guia Clima, sistema de monitoramento agroclimático online que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.).

Em Dourados, o evento é organizado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), coordenado pela professora Isis Faria, do curso de Engenharia Física da universidade. Participam cientistas da Uems, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Embrapa Agropecuária Oeste.

Além de Dourados, Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP) representam o Brasil no festival.

Festival
Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul eram pesquisadores do Imperial College London. Eles começaram a organizar um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios dos cientistas pessoas acometidas por Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar a elas que tipo de pesquisa estavam realizando.

Então, eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science.

Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival na Inglaterra reunindo os maiores nomes provenientes de diversos campos do conhecimento para explicar seu trabalho aos amantes da ciência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS