Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sábado, 29 de Agosto de 2015, 10:52 - A | A

Sábado, 29 de Agosto de 2015, 10h:52 - A | A

Invasão de Terras

DOF propõe esforços para resolver problemas das invasões de fazendas em Antônio João

Até o momento, nove propriedades rurais teriam sido invadidas e famílias expulsas do distrito de Campestre

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Para tentar achar uma solução, se reuniram diversos órgãos ligados ao conflito indígena instalado na zona rural de Antônio João para discutir o problema e tentar minimizar os prejuízos causados tanto aos produtores rurais quanto aos indígenas. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (28), proposto pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), aconteceu no prédio do Ministério Público Federal (MPF), em Ponta Porã.

Divulgação DOF

DOF propõe esforços para resolver problemas das invasões de fazendas em Antônio João

Reunião entre autoridades e produtores rurais aconteceu em Ponta Porã

O conflito começou quando índios da Aldeia Marangatu invadiram a Fazenda Primavera e expulsaram os moradores. Depois, a invasão atingiu outras propriedades e o distrito de Campestre, onde cerca de 40 famílias deixaram o local. Preocupado coma situação, o prefeito Selso Lozano (PT), decretou estado de emergência no município.
 
Sob a coordenação do Diretor do DOF, Coronel Ary Carlos Barbosa, com a participação do Diretor da Funai, Elder Paulo Ribas, o Delegado da Policia Federal, Bruno Maciel e o Delegado Regional de Policia Civil de Ponta Porã, Clemir Vieira Junior, se reuniram com representantes dos produtores rurais das fazendas invadidas.
 

Reprodução Facebook

invasões índios em Antonio João

índios que invadiram a fazenda não são daquela região, apontam fazendeiros

O tema principal foi as últimas invasões das Fazendas Fronteira, Cedro, Barra, Piquiri, Morro Alto, Brasil e Ita-Brasília, e como institucionalmente poderiam ser minimizados os prejuízos dos índios e dos produtores na região, ficando a princípio marcada uma vistoria nas fazendas supostamente invadidas a fim de verificar as condições das propriedades para posteriormente ser montado um organograma para retiradas de mobiliários e do gado. Essa proposta deverá ser levada pela Funai aos indígenas.

Neste sábado, representantes da bancada federal, deputados estaduais, bem como secretários de governo e o Diretor do DOF estão em Antônio João para discutirem junto a produtores e indígenas possíveis caminhos para solução do conflito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS