Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Sábado, 18 de Julho de 2015, 12:32 - A | A

Sábado, 18 de Julho de 2015, 12h:32 - A | A

Baixo custo

Curso ensina produtores rurais a preparar produtos derivados da mandioca

MS é o segundo maior produtor de mandioca com 94,7 mil toneladas colhidas. Capacitação incentiva a alta produção e consumo da raiz

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Senar

mandioca

MS é o segundo maior produtor de mandioca com 94,7 mil toneladas colhidas em 2014

A mandioca é considerada o alimento do século pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) devido à sua importância como uma fonte de alimento e de segurança alimentar. De acordo com as informações da instituição, a produção mundial do alimento aumentou 60% desde 2000. Mato Grosso do Sul é o segundo Estado maior produtor de mandioca, com 94,7 mil toneladas colhidas em 2014, segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP (Cepea).

 

Considerando o potencial produtivo da mandioca, sua crescente produtividade e popularização, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar) oferece capacitação em 'Benefício e Transformação Caseira da Mandioca' em seis municípios até o final do mês. O curso é um incentivo à alta produção e consumo de mandioca no Estado.


Segundo o Senar, o objetivo do curso é ensinar a trabalhar com a mandioca de forma artesanal, utilizando-a em diversas receitas salgadas e doces. “Nós aproveitamos a mandioca em sua totalidade, o tubérculo, a folha e a entrecasca. A entrecasca, por exemplo, é utilizada na receita de palmito, que geralmente usamos em recheios, e de bife empanado”, ressalta a técnica em Economia Doméstica e instrutora do Senar/MS, Vera Lúcia de Almeida Milan. Além dessas, são preparados outros pratos como bolo, torta salgada, biscoito, pão de queijo, chipa e até pudim. “O pudim é uma das receitas que mais surpreende os alunos. As pessoas não imaginam a quantidade de pratos que podemos preparar com a mandioca, inclusive doces”, comenta Vera Lúcia. A mandioca também é utilizada para a preparação da farinha e do polvilho doce.

Divulgação/Senar

curso mandioca

Capacitação incentiva a alta produção e consumo da raiz. Curso Benefício e Transformação Caseira da Mandioca acontece em seis municípios


A instrutora afirma que a mandioca apresenta baixo custo e fácil acessibilidade. “É um produto fácil de encontrar e fácil de preparar também”, completa. Além de saborosa, a mandioca também possui diversos benefícios para a saúde. “É rica em carboidratos, vitaminas, sais minerais e um excelente antioxidante”, explica a instrutora do Senar. A mandioca também beneficia os portadores de doença celíaca por ser livre de glúten e possui propriedades que auxiliam no aumento dos níveis de serotonina, responsável pelo bem estar.


A capacitação será realizada nos seguintes municípios: Iguatemi, de 20 a 22 de julho, no Sindicato Rural; Sidrolândia, de 21 a 23 de julho, no distrito de Quebra Coco; Jardim, de 21 e 23 de julho, no Sindicato Rural; Taquarussu, de 28 a 30 de julho, no Assentamento Primavera; Dourados, de 28 a 30 de julho, em uma propriedade rural próxima ao sindicato rural local; e Bela Vista, de 30 de julho a 1° de agosto, na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.


O Senar oferece 103 qualificações em Mato Grosso do Sul até o final de julho, com 1.449 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS