Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 13 de Novembro de 2018, 18:35 - A | A

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018, 18h:35 - A | A

AGROECOL

Com 50 expositores, feira agroecológica acontece até esta quarta na capital

Bolos, geleias, doces, compotas, frutos do cerrado e outros produtos livres de agrotóxicos são comercializados na UFMS

Flávio Veras
Capital News

Assessoria/Cedida

Com 50 expositores, feira agroecológica acontece até esta quarta na capital

Entre os produtos estão: bolos, geleias, doces, compotas, frutos do cerrado e artesanato 

Até esta quarta (14), interessados em alimentação livre de agrotóxicos podem adquirir produtos da agricultura familiar na Feira Agroecológica no complexo Multiuso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento integra a programação do Agroecol 2018, seminário internacional sobre agroecologia.

 

Entre os alimentos para comercialização, estão bolos, geleias, doces, compotas, frutos do cerrado e até artesanato. Além de saudáveis, os produtos foram produzidos na lógica da economia solidária. No local, estão reunidos 50 expositores de várias regiões de Mato Grosso do Sul, como Ponta Porã na fronteira e Corumbá, no Pantanal.

 

É o caso da produtora Viviane Mallmann, que faz parte de um grupo de agricultores do assentamento Nazareth, de Sidrolândia. Eles trabalham com agroecologia e sistema agroflorestal e vendem na Feira Agroecológica vinagre e vinho de guavira, sementes e frutos de cerrado. Mallmann também faz parte da coordenação do Movimento de Mulheres Camponesas e acredita que a feira é um espaço de troca de saberes.

 

“Já existe uma linha de crédito brasileira para sistema agroflorestal porque é extremamente sustentável, mas ele não é acessado por falta de conhecimento, esse evento proporciona os agricultores conhecerem isso por meio das palestras, a gente troca muitas receitas e informações aqui na feira, a sustentabilidade também se dá pela troca de saberes", disse.

 

Agroecol 2018

O Agroecol 2018 acontece até o dia 14 de novembro em Campo Grande na UFMS, neste ano com o tema “Sistemas agroalimentares, sociobiodiversidade, saúde e educação: desafios e perspectivas”. Além da feira, são realizadas palestras com profissionais do Brasil e exterior, apresentação de trabalhos técnico-científicos, discussões em grupos, minicursos e oficinas.

 

O evento é um conjunto de cinco seminários em torno da agroecologia: o 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul; o 5º Seminário Estadual de Educação do Campo; o 7º Seminário de Agroecologia do MS; o 6º Encontro de Produtores Agroecológicos do MS e o 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas.

 

Além da UFMS, fazem parte da organização a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Embrapa Pantanal e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer). O evento é promovido pela Sociedade Científica Latino Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia e outras instituições.

 

(*) Informações com a Assessoria de Imprensa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS